×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fernando, de Dr. Edson: “Um bom aluno”

Discípulo e leal ao vereador Dr. Edson Batista, ele é o escolhido do veterano político

Entrevista
Por Aloysio Balbi
15 de julho de 2024 - 0h16
Foto: Arquivo Pessoal

Filho do ferroviário Fernando Machado e da dona de casa Neusa, o servidor público Fernando de Dr. Edson está, pela primeira vez, pré-candidato a vereador. Ele é vice-presidente do Podemos, partido da coligação da pré-candidatura do prefeito Wladimir Garotinho. Fernando tem uma vasta experiência na chefia de gabinete durante os seis mandatos do vereador Dr. Edson Batista. Dentre vários projetos em estudo está incluída a pauta da causa animal. Fernando tem nas mãos um dos mais expressivos legados da política recente de Campos, de Dr Edson Batista, que, ao seu tempo, foi um dos mais celebrados cirurgiões de Campos e trocou a medicina pela política, em ambas, atuou em alto padrão, sendo desprovido de qualquer tipo de vaidade, apesar de seu grande conceito na medicina e não menor influência na política.

Quem é Fernando de Dr. Edson?
Filho do ferroviário Fernando Machado e da dona de casa Neusa, sou servidor público. Sou casado, tenho três filhos, duas netas e três cachorros. Sou uma pessoa sensível, de bom senso, um bom ouvinte, pessoa determinada no que faz, sou uma pessoa aberta a novos aprendizados.

Como foi passar esse tempo todo ao lado do Dr. Edson?
Esta relação política e pessoal com Dr. Edson Batista começou em 1996 quando meu saudoso pai Fernando Machado me apresentou a ele. Estar ao lado de Dr. Edson é, primeiro, um aprendizado enorme, não só no campo político, bem como na vida pessoal.  Especificamente no campo político, me sinto honrado de ter esta convivência até hoje e ter participado em tanta coisa boa que Dr. Edson fez para esta cidade. No campo pessoal, a partir do momento que meu saudoso pai veio a falecer em 2014, Dr. Edson passou a ser, para mim, uma referência de pai, conselheiro, amigo, passou a ser uma relação de pai e filho.

Dos feitos de Dr. Edson na trajetória política, os quais você esteve ao lado dele, o que podemos destacar?
Dentre quase 200 leis, projetos e realizações de Dr. Edson Batista destaco a abertura do Pronto Socorro do Hospital Ferreira Machado, o Hemocentro Regional, a Lei de doação de órgãos, o Programa Saúde na Escola, a Lei do Arquivo Público de Campos, a TV Câmara, a Escola Legislativa e o Corredor Histórico e Cultural. Antes da reabertura do Hospital Ferreira Machado, para passar ser um setor de urgência e emergência, o Pronto Socorro de Campos funcionava na Santa Casa, com um atendimento precário diante de uma cidade que crescia.

Quando Dr. Edson foi presidente da Câmara de vereadores, você ocupava a superintendência. Como foi sua atuação neste período? Como era seu relacionamento com todos os vereadores?
Foi uma experiência importante e gratificante para mim. Gostei muito, me senti bem. Tive a oportunidade de lidar com vários segmentos da sociedade, servidores efetivos e terceirizados, assessoria dos vereadores, sociedade civil, empresários, e os próprios vereadores. Fico muito satisfeito que, até hoje, todos lá na Câmara gostam de mim. No campo político foi um momento singular. Em certo momento eu conciliei com a chefia de gabinete de Dr. Edson para participar diretamente das decisões políticas. Tínhamos consciência do nosso posicionamento político, que a presidência era da base de governo e conseguimos conduzir a parte política do legislativo sempre com muito equilíbrio. Sempre respeitando e ouvindo os vereadores que estavam naquele momento na oposição, com bom senso, equilíbrio, sendo receptivo. E fico feliz de, depois de quatro anos participando diretamente da gestão da Câmara, ter o reconhecimento dos servidores e dos próprios vereadores que na época conviveram comigo naquele momento.

Hoje, você está como vice-presidente do Podemos. Qual é a expectativa do partido nessas eleições?
Foi uma honra ter sido convidado para ocupar a vice-presidência do Podemos. É importante destacar que o presidente Marcelo Mérida, atual secretário municipal de Trabalho e Renda de Campos, tem feito um bom trabalho à frente do partido. Conseguimos com muito diálogo preparar uma nominata forte, diversa, que vai representar muito bem o partido, com a expectativa de eleger três vereadores. O Podemos faz parte da coligação da pré-candidatura do prefeito Wladimir Garotinho.

Por que decidiu ser pré-candidato a vereador?
Me sinto preparado depois de todo este aprendizado. Foi um pedido do Dr. Edson Batista em função de tudo que ele já tinha feito pela cidade e eu me sentia no dever de seguir o legado de Dr. Edson. Temos um grupo que nos acompanha há muitos anos e que não poderia ficar órfão. A adesão da família de Dr. Edson também foi muito importante para tornar a pré-candidatura viável. Nos anos 1980 meu pai foi candidato a vereador. Ele tinha o sonho de ser vereador. Esta possibilidade reacendeu o sonho paterno e foi muito importante para minha decisão. Não foi uma decisão pessoal. Sempre fui uma pessoa dos bastidores, na articulação política, na coordenação das campanhas de Dr. Edson. Não tenho nenhuma vaidade, encaro isto como uma missão depois de quase 30 anos participando do legislativo.

Foi uma decisão fácil aceitar o pedido de Dr. Edson?
Não foi fácil. Foi uma decisão muito difícil. Primeiramente consultei minha família. Como falei anteriormente, tenho três filhos. Meus planos eram me aposentar como servidor público junto com Dr. Edson, cumprir minha missão. Cuidar da saúde, curtir minhas netas. A política faz a gente abrir mão de alguns planos. Tenho uma vida simples, sem grandes ambições. Comecei minha vida muito cedo. Tenho minha vida estabilizada. É uma responsabilidade enorme representar todo o legado de um homem público do tamanho de Dr. Edson Batista,

O vereador Dr. Edson Batista sempre fez parte do grupo dos Garotinhos. Você também pretende seguir a mesma linha?
Sim. Como participante do grupo de Dr. Edson Batista, participo até hoje de toda esta trajetória de Dr. Edson com a família Garotinho. Os governos do nosso grupo político trouxeram grandes avanços para nossa cidade, com a realização de obras importantes, desenvolvimento do município e da região, incluindo as localidades, integrando todo o território e promovendo muitas oportunidades, transformação social, são governos preocupados com as pessoas mais vulneráveis. Nosso prefeito Wladimir Garotinho é realizador, tem continuado esta característica, ampliado para todas as áreas, reconstruindo nossa cidade, melhorando a autoestima das pessoas. Dr. Edson e eu comungamos do mesmo pensamento. E nosso grupo político é aprovado pelo povo de Campos.

Uma vez eleito, o que você espera realizar como vereador?
Vou estar atento a todas as áreas. Na área da Saúde e da Cultura, que foram áreas que Dr. Edson realizou muitos projetos e onde adquiri muito conhecimento, pretendo dar continuidade. Na Ciência e Tecnologia, Dr. Edson tem uma lei aprovada, que é da Fundação de Amparo à Pesquisa de Campos, a Fapec, que eu vou trabalhar para ser implementada e ampliada. Quero me dedicar ainda mais na formulação de leis adequadas ao nosso tempo e que sejam realmente viáveis para serem implementadas pelo executivo. Além da função institucional do vereador de fiscalizar o executivo e legislar, quero colaborar com os projetos encaminhados pelo executivo. Quero estar atento às necessidades cotidianas das pessoas e dos bairros. Quero ser um vereador que olhe nos olhos das pessoas. O vereador é o político mais próximo do povo. Vou estar preocupado com as individualidades regionalizadas. Estou na Câmara há quase 30 anos e uma das características dos nossos mandatos é ter o gabinete sempre de portas abertas.

Você tem alguma pauta que marcará o seu trabalho num possível mandato?
Estou debruçado com minha equipe preparando projetos. Comentei anteriormente sobre a Lei de Dr. Edson da Fapec. Tenho feito com minha assessoria estudos sobre esta questão do incentivo às pesquisas científicas. Na área da Cultura, penso na implementação do Fundo do Arquivo Municipal. Uma das pautas será a causa animal. O prefeito Wladimir Garotinho já sinalizou a sensibilidade dele e de seu governo para esta causa. Eu gostaria que fossem ampliadas para outros lugares as clínicas pet. Queremos conscientizar as pessoas da importância do registro geral dos animais. Vou propor um convênio do Hospital Veterinário da Uenf com a Prefeitura de Campos nos moldes dos hospitais filantrópicos. Depois da pandemia muitos animais ficaram abandonados na rua, na enchente recente de Santo Eduardo este fato também aconteceu. Outra pauta é a ocupação dos terrenos baldios urbanos para fins de educação ambiental e produção de alimentos agroecológicos.

Você gostaria de acrescentar algo para finalizar?
Tem um vídeo nas redes sociais em que o Dr. Edson afirma que eu sou um bom aluno. Este é o reconhecimento do próprio mestre para mim. Ao mesmo tempo em que me sinto honrado de receber o bastão do meu mestre, tenho consciência da grande responsabilidade de ser pré-candidato a vereador representando Dr. Edson e do desafio a que fui confiado para seguir esta trajetória política.