×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Apape celebra 25 anos com show beneficente no Trianon

Grupo Hágios se apresenta nesta quinta (20), as 18h com renda revertida para a associação

Campos
Por ASCOM
19 de junho de 2024 - 10h13
Foto: Divulgação

Para marcar o aniversário de 25 anos da Associação de Pais de Pessoas Especiais (APAPE) – Organização da Sociedade Civil (OSC) de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, acontece nesta quinta (20), às 18h, no Teatro Trianon, show beneficente com o Grupo Hágios. Toda a renda será revertida para continuidade das obras de ampliação da nova sede.

A entidade celebra os 25 anos no dia 2 de julho. A presidente da instituição, Nayra Pessanha, explica que o ingresso custa R$ 20,00 e pode ser adquirido na própria Apape, na rua Saldanha Marinho, próximo ao Teatro Trianon; Livraria Evangélica Luz e Vida na rua 21 de Abril; loja Hudson Music na avenida Rui Barbosa, no Centro. Neste dia haverá ainda palavra de boas-vindas e momento de gratidão com Pr. David da Igreja Batista do Flamboyant e, ainda, momento de beneficência com o psicólogo Sérgio Mello.

Atualmente a Apape atende a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de mais de 400 famílias de pessoas com deficiência, que recebem atendimento por equipe transdisciplinar. Deste quantitativo, 240 usuários têm Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A família é uma unidade de referência, fortalecendo os vínculos internos e externos de solidariedade. E uma força social que tem influência na determinação do comportamento humano e na formação de personalidade, sendo definida como uma unidade significativa, inserida na comunidade imediata e na sociedade mais ampla, independente dos formatos e medidas que assume”, explica a presidente da Apape.

A Apape tem a inclusão e promoção da melhor qualidade de vida das pessoas atípicas como uma de suas bandeiras. A nova sede do órgão está localizada entre as ruas Saldanha Marinho e João Guimarães, em terreno com mais de 120m2, transformado em um Centro de Referência do Autismo. O terreno foi doado pelo município por força da Lei 9.135/22, sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho.

Com a ampliação, a instituição vai poder aumentar a demanda de atendimento para novas pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA). Além de estender os atendimentos a novos assistidos, a área construída conta com auditório, subdividido em três salas multiuso, espaço lúdico com brinquedos, jardim sensorial e espaço amplo para trabalhar as emoções.

Para a presidente da Apape, Naira Peçanha, o apoio do poder público e a visão do prefeito Wladimir Garotinho em prol da inclusão foram imprescindíveis para a ampliação dos serviços. “Há um número crescente de pessoas diagnosticadas com autismo e, com esse espaço, podemos receber mais pessoas com o transtorno. O prefeito Wladimir Garotinho é um prefeito inclusivo e ele tem lutado para minimizar as situações com relação ao número crescente do autismo”, finalizou.