Nesta segunda-feira (29), o dentista Gelson Batista procurou a reportagem do J3News para denunciar a situação de uma capivara ferida que está no portão de sua casa, na Rua Prefeito Edgard Machado, Parque Leopoldina, em Campos dos Goytacazes. Ele gravou um vídeo mostrando a situação do animal, e disse tentar com órgãos ambientais remoção e um destino para o bicho.
De acordo com Gelson, a capivara está no portão de sua casa desde a noite de domingo (28). “O animal está machucado e se movimenta com dificuldade” comentou. Ele disse já ter feito contato com diferentes órgãos, como Corpo de Bombeiros, Centro de Controle de Zoonoses e Guarda Ambiental. “Informei o caso e solicitei socorro ao animal, mas, não ainda obtive êxito”.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campos sobre possíveis providências para resgatar a capivara. Por meio de nota, foi informa do que “a Guarda Ambiental não faz resgate de animais feridos porque não tem convênio com nenhuma veterinária nem órgão público para o tratamento. Nesses casos, o contato deve ser feito com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea)”
Entretanto, o Inea respondeu que “cabe à Guarda Ambiental Municipal o resgate e o devido encaminhamento do animal. O instituto já encaminhou a demanda para o ente municipal”.