O Centro de Eventos Populares Osório Peixoto também é espaço para o esporte. Aulas de ciclismo para iniciantes reúnem crianças e adolescentes quase todos os dias da semana sob a instrução do professor Marcos Coutinho Ladislau. Alunos de seis a 18 anos pedalam para se divertir e exercitar. Os encontros acontecem as segundas, terças, quartas e sextas-feiras, sempre das 16h às 18h. Aos sábados, a atividade acontece das 8h às 10h.
Entre os jovens ciclistas está Geovanna Angélica Ribeiro, de 14 anos. Depois de muitas quedas de bicicleta, ela ficou desestimulada e não quis mais saber de pedalar. Ao ver o irmão mais velho indo às aulas, se interessou e timidamente se inseriu na turma. Agora, depois de apenas um mês e meio, Geovanna já está inscrita na fase estadual dos Jogos Estudantis, que será realizado em Campos neste ano. A competição acontecerá no próximo dia 22, no próprio Cepop.
— Eu via a bicicleta como uma brincadeirinha e não achava que eu precisava fazer isso, não precisava me esforçar. Já havia caído e me machucado e não quis mais andar. Depois que meu irmão começou as aulas, eu achei legal e vim também. No começo, estava tímida, mas aos poucos, comecei a gostar e querer continuar frequentando. Comecei a sentir confiança em mim para continuar e, agora, gosto muito desse esporte — comenta a jovem.
O professor ressalta que é importante estimular as crianças a praticarem esportes. Ele também lembra que não se pode deixar de lado o estímulo às meninas, que muitas vezes têm muitas brincadeiras, mas poucas atividades físicas.
— É muito importante estimular as crianças e adolescentes a se exercitarem. Nós vivemos em uma época em que é muito fácil se distrair somente dentro de casa, vendo televisão ou jogando vídeo game. As meninas acabam praticando menos atividades físicas porque são estimuladas a brincar mais de boneca, casinha. É preciso ter atenção e estimular às meninas a se exercitarem — comenta o professor Marcos.
As aulas de ciclismo são desenvolvidas pela Fundação Municipal de Esportes (FME) em parceria com a Superintendência de Entretenimento e Lazer, responsável pelo Cepop. No local, são disponibilizas 18 bicicletas equipadas com capacete. O superintendente adjunto de Entretenimento e Lazer, Fabiano Gomes, enfatiza que aumentar a funcionalidade do Cepop é um objetivo da gestão do prefeito Rafael Diniz.
— As aulas de ciclismo são mais um projeto para aproveitar o espaço que temos aqui e integrar a comunidade. Temos uma grande pista que é muito funcional para a atividade — comenta Fabiano.
As inscrições podem ser feitas com o professor, antes do início das aulas. Os interessados devem apresentar documento de Identidade ou certidão de nascimento e duas fotos 3×4. purchase dopoxetine