O Teatro Municipal Trianon celebra, nesta segunda-feira (31), seu 25º aniversário. Equipamento da Prefeitura de Campos, a casa de espetáculos é administrada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Para celebrar o Jubileu de Prata, foi montada uma programação especial e anunciada uma ampla reforma.
A programação comemorativa terá início às 18h, com o descerramento de uma placa. Em seguida, haverá o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios e a entrega do Troféu Kapi. A última atividade será a encenação do espetáculo “A Magia do Trianon: do clássico ao contemporâneo”, às 20h, com convites já esgotados.
Adicionalmente a presidente da FCJOL, Auxilia Freitas, anunciou uma nova reforma da casa de espetáculos, que incluirá obras de manutenção e ampliação do anexo.
“Anunciamos, com alegria, que o prefeito Wladimir Garotinho investirá na maior reforma já realizada no Trianon. O anexo será ampliado e todos os espaços do prédio receberão as manutenções há bastante tempo necessárias. Com a grandiosa reforma, nosso templo da cultura estará preparado para os próximos 25 anos, abrindo suas cortinas para que a comunidade possa viajar pelo mágico universo da arte”, revela Auxiliadora.
Histórico
Construído em um terreno de 10 mil m², na área central de Campos, o Teatro Municipal Trianon é fruto da luta da classe artística do município, que, em 1975, presenciou a demolição do antigo Cine Teatro Trianon. A casa de espetáculos teve sua pedra fundamental instalada em 13 de novembro de 1991 pelo ex-prefeito Anthony Garotinho.
Inspirado pelo Metropolitan Opera House, de Nova York, o projeto do arquiteto campista José Luis Piglia levou sete anos para sair do papel e contou com campanhas e doações para que pudesse ser finalizado. A inauguração aconteceu em 31 de julho de 1998, durante o governo do ex-prefeito Arnaldo Vianna, e colocou Campos na rota dos grandes espetáculos nacionais, ao mesmo tempo em que garantia espaço para os talentos da terra.
Depois de “Rota”, da Cia. de Dança Deborah Colker — primeiro espetáculo apresentado no palco do Trianon —, as cortinas se abriram por diversas vezes, recebendo astros que deixaram saudade, como Paulo Autran, Bibi Ferreira e Jô Soares. Na música, Maria Bethânia, Milton Nascimento e Djavan encabeçam uma longa lista de astros. A dança se fez representada pelas maiores companhias do país e por apresentações de ídolos como Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus.
Em 2011, durante o governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, o Trianon passou por sua primeira reforma, ganhando novos equipamentos. No palco, foi instalado o Fosso de Orquestra, moderno sistema com elevadores do piso utilizado em apresentações de óperas em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em 2012, o complexo ganhou o anexo de 204,62 m², utilizado para a construção de cenários e para a instalação de sua central técnica e operacional.