O I Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital Dr. Beda, em Campos, acontece na quarta-feira (16), a partir das 8h e segue até às 18h, no teatro do IseCensa. O evento é promovido ainda pelo OncoBeda e pelo Instituto do Câncer do Norte Fluminense com o objetivo de promover informações sobre os cuidados paliativos nos diversos cenários da saúde.
A apresentação será feita pelos médicos Dra. Maria Anísia Sepulcri, coordenadora do setor de Cuidados Paliativos do Hospital Dr. Beda e Dr. Diogo Neves, diretor clínico do Oncobeda.“Existem muitas dúvidas sobre o conceito de Cuidados Paliativos. Muitos pensam que se trata de cuidado de final de vida, que é quando não tem ‘mais nada para fazer’. O conceito de Cuidado Paliativo, segundo a Organização Mundial de Saúde é: uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias que enfrentam problemas associados a doenças com risco de vida. É uma abordagem que previne e alivia o sofrimento por meio da identificação precoce, da avaliação e do tratamento corretos da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais, estejam eles em fim de vida ou não”, conceitua Maria Anísia.
A programação segue com uma série de palestras e discussões sobre os principais temas do Cuidado Paliativo. Para isto, profissionais de várias partes do Brasil estarão em Campos para troca de experiências.
Às 8h30, o enfermeiro Alexandre Silva profere a palestra “Compaixão: a força motriz dos Cuidados Paliativos”. Ele é professor adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei nos cursos de enfermagem e medicina. Além disso, é fundador e líder do Projeto Comunidades Compassivas em favelas no Brasil.
Às 9h, a “Fragilidade do idoso e suas implicações em Cuidados paliativos” será tema de nova conversa, desta vez com a médica geriatra, Dra. Simone Garruth, uma das chefes e supervisora do programa de residência médica em medicina paliativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca-MS). O tema terá como moderadores os médicos Bruno D’ávila e Afonso Celso.
“Cuidados paliativos em pediatria – onde estamos e onde queremos chegar” também é um assunto a ser abordado. Dra. Débora Matos, vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e responsável pelos cuidados paliativos pediátricos do Inca/MS vai ministrar an palestra com moderação da Dra. Laura Afonso Dias e Dra. Luciana Faes.
A especialista em psicologia oncológica pelo Inca; professora e tutora do curso de pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Américas/IPEMED; membro do comitê de psicologia, de oncologia e de pós-graduação da ANCP e integrantre do grupo de trabalho “Cuidados Paliativos e População Negra da Fiocruz”, Silvana Maria Aquino da Silva vai conduzir a palestra “É possível o manejo do sofrimento emocional na UTI?”, a partir das 10h20.
Às 10h40, Dra. Simone Garruth volta a palestrar, desta vez, o tema será “Cuidados paliativos: controérsias da limitação de suporte na UTI”, com moderação da Dra. Elizabeth Uhl.
Após uma parada para almoço, a programação continua com a palestra “Dor espiritual e o impacto na qualidade de vida nos pacientes em Cuidados Paliativos”, a partir das 13h40, com Bruno Oliveira, capelão titular do Inca, membro fundador do comitê de espiritualidade da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, professor convidado do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e experiência na área de Teologia, Filosofia, Espiritualidade e Saúde. A palestra será moderada pelo padre Murialdo Gaspareti.
Fisioterapia
“Reabilitação paliativa: o papel do fisioterapeuta neste contexto” será mais uma palestra e será ministrada a partir das 14hpela Dra. Rafaella Aquino, co-fundadora do Instituto Entrelaçando Vidas, aconselhadora de luto e terapeuta da Dignidade pela Fundação EKR Brasil, membro da Diretoria Adjunta da SOTAMIG, fsioterapeuta na equipe de Cuidados paliativos do Grupo Oncoclínicas, uma das diretoras da Associação Favela Compassiva Rocinha e Vidigal Liderança do Núcleo BH do Projeto Cabana Compassiva. A palestra será moderada pela fisioterapeuta Lorraine Carvalho.
Às 14h20, a Dra. Andreia Vonheld, oncologista pediátrica e médica paliativista, além de professora universitária de oncologia e pediatria na UNIG e Famesc vai ministrar o tema: Cuidados paliativos: desafio ou realidade? Uma conversa sobre o cuidar”, com moderação da enfermeira Virgínia Correa.
O tema “Terapia da dignidade” também será discutido, com Silvana Maria Aquino da Silva e moderação da psicóloga Fernanda Barros.
Confira abaixo o restante da programação
15h40 – 16h00 – DIETA DE CONFORTO E NUTRIÇÃO EM FASE FINAL DE VIDA: O QUE É POSSÍVEL?
Palestrante – Renata Souza Silva – Nutricionista graduada pela UNIRIO. Especialista em Oncologia pelo Inca – MS. Voluntária e líder da equipe de nutrição da Comunidade Compassiva.
Moderador: Janaina Brum
16h00 – 16h30 A INTERDISCIPLINARIDADE COMO DESAFIO PARA UM CUIDADO INTEGRAL
Palestrante – Prof. Alexandre Silva – Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei nos cursos de Enfermagem e Medicina. Fundador e líder do Projeto Comunidades Compassivas em favelas no Brasil.
Moderador: Simone Xavier, assistente social
16h30 – 17h00 Discussão
MESA: Dra. Maria Anísia Sepulcri/ Fernanda Barros/ Janaina Brum/ Fisioterapeuta Rafaella Aquino/ Renata Souza Silva/ Silvana Maria Aquino
17h20 – ENCERRAMENTO