A Prefeitura de Itaperuna e a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública informaram nesta quarta-feira (9) que existe alto risco de deslizamentos de encostas e desabamentos de edificações na cidade por conta de chuva, alagamentos e transbordamento de córregos e valões, principalmente do Rio Muriaé. Há orientações para que os moradores se afastem das áreas de riscos e procurem alojamento em casas de paraentes ou amigos. Segundo infromações da prefeitura, o rio deve transbordar entre 12h e 16h.
Diversas ruas de Itaperuna se encontram alagadas. As chuvas acumuladas nas últimas 24 horas é de 92,8mm, segundo a Defesa Civil. Há previsão de mais chuvas ao longo do dia. Cidades vizinhas passam pela mesma situação.
A população de Itaperuna foi orientada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil para que, após constatação de risco real de deslizamentos ou de desabamentos, seja contatado o telefone de número (22) 3824.6334, via aplicativo de mensagem WhatsApp.
“É preciso permanente estado de vigilância até que a Defesa Civil emita sinalização de alarme para enchente por meio dos veículos de imprensa e das redes sociais”, informou em nota.