Com a inauguração nesta segunda-feira (20) de quatro estandes de tiro de alta performance, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Polícia Militar, inicia o processo de construção do maior complexo de treinamento tático de tropas especiais e convencionais do país, ocupando uma área de 200 mil metros quadrados, em Ramos, Zona Norte da capital.
Localizada estrategicamente entre a Baía de Guanabara e a Avenida Brasil, a área abrigará as novas sedes do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro e duas unidades subordinadas – o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Grupamento Aeromóvel (GAM), como também uma série de equipamentos e instalações de infraestrutura voltados para a capacitação e aprimoramento da tropa.
Nesse local, que abrigou no passado o 24º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército Brasileiro, já está funcionando a sede definitiva do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP) e a base provisória do COE.
Durante a solenidade de inauguração dos estandes, o governador Cláudio Castro ressaltou que o evento é uma demonstração do investimento na infraestrutura da PM, na segurança e na capacitação do policial.
“Trabalhando todo muito junto vamos avançando. É com muita alegria constatar que nossos projetos estão acontecendo”, disse o governador.
Foram inaugurados três estandes de tiro – dois com 25 metros e um com 100 metros – e uma casa de tiro modular para treinamento em espaço confinado. A casa de tiros, que poderá ter de dois a dez cômodos, conta também com a instalação de uma torre de 10 metros para treinamento de rapel. Esses quatro equipamentos representaram um investimento de R$ 15,3 milhões do orçamento da SEPM.
Na oportunidade, também foram apresentadas algumas unidades da primeira leva de 30 mil pistolas da marca Bereta que foram adquiridas pela corporação. As primeiras cinco mil estarão disponíveis no próximo mês de janeiro para emprego dos policiais militares em serviço. Houve, inclusive, testes de tiros com a nova pistola.
A maior parte dos projetos previstos, entre os já orçados e os que estão fase de planejamento, ficará a cargo da Secretaria estadual de Obras e Infraestrutura (Seinfra), como a construção da nova sede do COE, já iniciada, e dos novos quartéis do BAC e do GAM. As três sedes representam um investimento de R$ 25 milhões, previsto na estrutura orçamentária da Seinfra.
O secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Pires, agradeceu ao governador pelo apoio na concretização de um antigo sonho da Corporação.
“Vamos dar mais qualidade ao treinamento dos policiais. Não serão apenas os integrantes de tropas especiais que irão ter a oportunidade de treinar lá. Se hoje o centro tem capacidade para 500 agentes, quando todos os equipamentos estiverem instalados, serão 2 mil fazendo cursos ao mesmo tempo. Além disso, aumentamos o número de policiais circulando pela região”, explicou o coronel Henrique.
O secretário lembra que o complexo de treinamento facilitará a circulação de policiais em toda a região, cortada por eixos viários importantes e onde fica localizado o Complexo da Maré, que reúne cerca de 15 comunidades com a presença de criminosos de diferentes facções.
Equipamentos e instalações