O coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia, que esteve a frente do 8º Batalhão da Polícia Militar (Norte e Noroeste Fluminense) e que mais recentemente comandava o 25ª BPM da Região dos Lagos, será o novo comandante do 6º Batalhão de Policiamento de Área (CPA), que abrange os Batalhões de Campos (8º), Macaé (32º), Itaperuna (29º) e Santo Antônio de Pádua (36º). A exoneração do coronel foi publicada na edição de quinta-feira (15), no Boletim Interno da Polícia Militar.
O coronel assumiu o 8º BPM no início de 2019 e, após seis meses à frente do Batalhão, foi transferido para o 25ª BPM de Cabo Frio. Antes da sua transferência, centenas de pessoas assinaram um abaixo-assinado pedindo a permanência de Ibiapina em Campos. A justificativa era de que o coronel desenvolvia “um ótimo trabalho no 8° Batalhão de Polícia” e de que era “muito cedo para o coronel sair do batalhão, pois o trabalho está dando resultado e diminuindo a taxa de homicídios e de violência de toda região”.
A solicitação não foi atendida e, desde então, o Coronel assumiu o 25ª BPM. No seu lugar, em Campos, ficou o tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Ibiapina está há aproximadamente 29 anos na Polícia Militar.
Também no Boletim Interno da PM foi publicada a exoneração do coronel Rodrigo Sanglard da Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI), do coronel Carlos Eduardo Sarmento da Costa, do Comando de Policialmento Especializado (CPE), além dos comandantes do 4º, 5º, 6º e 7º Comando de Policiamento de Área (CPA).