×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Livro que apresenta a cultura de Campos para crianças é lançado nesta sexta

Obra aborda o universo das rendeiras e tecelãs da Baixada Campista

Cultura
Por ASCOM
29 de novembro de 2019 - 8h24

A cultura campista transformada em literatura para desenvolver nas crianças, desde cedo, o gosto pelos livros e pela história local. Foi neste desafio que a coordenadora de Diversidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Carmem Eugênia Sampaio, e a historiadora Sylvia Paes embarcaram quando se propuseram a fazer a coleção Tô Chegando, que chega ao seu sexto e último volume com a obra “Conversa Fiada”. O livro, ilustrado por Alício Gomes, aborda o universo das rendeiras e tecelãs da Baixada Campista. O lançamento será nesta sexta-feira (29), às 17h, na Casa de Cultura Villa Maria.

O evento contará com desfile e exposição de rendas e bordados. A iniciativa faz parte da programação do 3º Festival Doces Palavras (FDP) realizado e organizado pela Associação de Imprensa Campista (AIC) e Academia Campista de Letras (ACL).

De acordo com Carmem, a “Conversa Fiada” é tanto do ato de fiar em si quanto do jargão popular. O livro é fruto de um trabalho de pesquisa com fazedoras de rede, marca e renda turca de São Sebastião, Tocos, Ponta Grossa dos Fidalgos, Guarus e Farol de São Thomé. O leitor poderá passear por estes distritos através da conversa entre duas tecelãs.

Carmem Eugênia Sampaio (Foto: Divulgação)

“O livro fecha a coleção que iniciamos há 10 anos, com foco no patrimônio cultural imaterial de Campos. O que nos motivou a iniciar este trabalho foi a fragilidade da literatura que aborda o patrimônio local e a necessidade de livros paradidáticos que viessem de encontro com a nossa realidade. Após observarmos isso, veio a ideia de escrever para crianças e pré-adolescentes, de modo que a gente já canalize, desde os primeiros momentos da formação das crianças, o gosto pelo patrimônio local. Ninguém ama o que não conhece. Este é o grande desafio: fazer nossos meninos e meninas valorizarem nossa história desde os primeiros passos”, frisa Carmem.

Embora “Conversa Fiada” seja o encerramento do ciclo de histórias, a escritora já antecipa que novos projetos estão por vir. “Já estamos trabalhando em um livro sobre Campos voltado para os professores do ensino fundamental”, ressalta.

Sylvia Paes (foto: Divulgação)

Os outros livros da coleção Tô Chegando do Grupo UNSUN de autores e autoras campistas são: Ururau Pançudo, que aborda a lenda do Ururau da Lapa; Indiozinho Cratscá, com informações sobre os indígenas goytacazes; “Rainha Ray’a”, sobre uma formiguinha gulosa que adora os tradicionais doces da culinária campista; “Chiquinha Faceira”, sobre uma negra chamada Francisca que adorava dançar a Mana-Chica; e “O Mistério do Jongo”, onde um preto-velho fala sobre a tradicional dança africana. Todos disponíveis nas livrarias da cidade.