As aulas previstas para o início de fevereiro em Campos contarão com uma escola a menos no calendário de 2019. Na localidade de Cachoeiras do Mocotó, no Imbé, região serrana do município, a Escola Santa Rita foi fechada. Um dos motivos, segundo a Prefeitura, seria o número pequeno de alunos que serão transferidos para outra unidade escolar da região. Alguns moradores se queixaram do fechamento da instituição que funcionou por mais de 40 anos. A reclamação repercutiu em algumas redes sociais e gerou protestos.
“Isso e um absurdo. Eu moro aqui e tenho uma filha que estuda nessa escola. Agora, ela vai ter que sair daqui para estudar em outra escola. A Santa Rita tem mais de 40 anos. Estou indignada. Pensamos em procurar o Ministério Público atrás dos nossos direitos”, comentou.
Posição da Prefeitura
Em nota, o governo municipal informou que os oito alunos da Escola Santa Rita, localizada na região do Imbé, serão transferidos para a Escola Municipal Salvador Benzi, na mesma região. A transferência foi necessária em virtude do número reduzido de alunos na unidade e da existência de outra escola na mesma região.
Representantes da Smece se reuniram com os pais de alunos para informar a mudança, e que também vai disponibilizar transporte para as crianças. Segundo a nota, durante a reunião, os pais concordaram com a transferência. O antigo prédio da escola, futuramente, fará parte do projeto de turismo desenvolvido na região do Imbé, que vai fomentar o turismo da região, rica em belezas naturais, fomentando a economia local, segundo informação da diretoria de Turismo de Campos.
Pontes
Sobre as pontes do Imbé, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana informou que já fez um levantamento de todas as necessidades da região, e que fez algumas intervenções em estruturas de madeira. Em relação às estradas, o governo afirma que vem realizando ações desde o ano passado, tendo recuperado cerca de 150 quilômetros até o momento, incluindo estradas da região.