Em período de eleições, partidos se mobilizam para promover seus candidatos. Em Campos, alguns partidos buscam a divulgação deles próprios, sobretudo as novas siglas que facilmente se confundem entre os 35 partidos registrados no Brasil. Este é o caso do Partido Novo, que tenta inovar pelo nome adotado e pelas ideias. No próximo dia 13, às 19h, está marcado na cidade um evento para apresentação de palestras, propostas e sugestões. De acordo com o coordenador municipal, Ralph Ibraim, existem cerca de 100 pessoas entre filiados e simpatizantes. O evento será no Edifício Connect World Station (Saldanha Marinho), área central da cidade.
O “Novo” foi fundado em 12 de fevereiro de 2011, por 181 cidadãos de 35 profissões diferentes e oriundos de dez estados da Federação. Durante três anos e meio, dedicaram-se ao trabalho de divulgação de objetivos e valores e ao cumprimento das exigências legais para o registro do partido. Em julho de 2014, o registro definitivo do Novo foi deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral em setembro de 2015. Tornou-se o 33º partido brasileiro em atuação, e foi autorizado a ter filiados, lançar candidatos e adotar o número 30.
De acordo com a convenção do partido, 44 filiados são candidatos aos cargos de deputados estadual e federal pelo Rio de Janeiro. Ninguém de Campos dos Goytacazes foi incluído para disputar no próximo pleito. O Novo confirmou também a candidatura de Marcelo Trindade para governador, e de João Amoedo para presidente da República.