×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ex-ministra Nísia Trindade em Campos para lançamento de livro sobre a pandemia de Covid-19 e seus impactos no Brasil

Evento será realizado a partir das 17h, na Casa de Cultura Villa Maria

Geral
Por Redação
22 de junho de 2026 - 17h39
Imagem: Divulgação

A ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, chega a Campos nesta terça-feira (26), com o lançamento do seu livro “Ainda Há Tempo: a pandemia de covid-19 e a transformação do futuro”. O evento será realizado a partir das 17h, na Casa de Cultura Villa Maria.

A obra aborda temas centrais para a compreensão da pandemia e de seus impactos no Brasil, como os bastidores do período e a articulação que possibilitou a incorporação da vacina ao SUS, o enfrentamento ao negacionismo científico e ao negacionismo médico, a responsabilidade do Governo Federal na indução ao uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19, entre outros.

O livro é o retrato da vivência de uma profissional que viveu bem de perto a pandemia da Covid-19 no país. Nísia era presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a maior instituição de ciência e tecnologia da América Latina, quando foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o estado de pandemia global. Em 2023, chegou ao Ministério da Saúde do Governo Lula, chefiando a pasta até 2025.

A obra conta com texto de orelha escrito por Drauzio Varella e Margareth Dalcolmo e prefácio assinado por André Botelho, professor de sociologia da UFRJ. “Ainda há tempo é um livro que ficará para a história. É um mergulho nas contradições da sociedade brasileira. Esta obra é uma aula de saúde pública ministrada por uma professora que estava no epicentro da pandemia”, destaca Drauzio.