

As inscrições para o concurso público da área da Educação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes foram prorrogadas até as 16h do dia 3 de fevereiro. O prazo terminaria nesta quarta-feira (28), mas foi estendido para ampliar a participação dos candidatos. O cadastro deve ser feito no site do Instituto Consulplan, banca responsável pela organização do certame.
Com 1.000 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para a rede municipal, o concurso é aguardado há mais de uma década — o último processo seletivo na área foi realizado em 2012. Segundo o presidente da Comissão Organizadora, Bruno Rangel, a prorrogação também garante mais tempo para pagamento do boleto de inscrição.
A taxa é de R$ 110 para todos os cargos e o pagamento poderá ser feito até o dia 4 de fevereiro. Os boletos, no entanto, só poderão ser impressos até as 20h da mesma data.
As oportunidades são para os cargos de Pedagogo, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais, além de Professores dos Anos Finais nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Libras e outras áreas.
Entre as novidades, o concurso será o primeiro do município realizado sob a Lei Municipal de Cotas, com reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Outra inclusão inédita é a abertura de vagas para profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo — medida que, segundo a Secretaria Municipal de Educação, torna Campos o primeiro município do estado a contemplar esse perfil em concurso público.
A prova está marcada para o dia 8 de março de 2026 e será aplicada em quatro etapas: prova objetiva, prova discursiva (exceto para Libras), prova prática (somente para Libras) e avaliação documental de títulos. Os candidatos poderão se inscrever em até dois cargos, desde que as provas sejam em turnos diferentes.
Fonte: Secom/PMCG