×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prazo para inscrição no Sisu 2026 termina nesta sexta-feira

Programa oferece mais de 274 mil vagas em instituições públicas e aceita notas das três últimas edições do Enem

Educação
Por Redação
23 de janeiro de 2026 - 8h16

Reprodução Agência Brasil

O prazo de inscrição para a edição única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 termina às 23h59 desta sexta-feira (23). Esta é a última oportunidade para os candidatos que desejam concorrer a uma vaga em uma das 136 instituições públicas de ensino superior participantes do programa neste ano. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo portal Acesso Único.

Nesta edição, o Sisu vai ofertar 274,8 mil vagas em 7.399 cursos de graduação, distribuídos em instituições públicas de todas as regiões do país. O programa terá apenas uma edição em 2026 e selecionará estudantes para ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo, de acordo com a organização das turmas pelas universidades.

Podem participar candidatos que tenham realizado pelo menos uma das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio — Enem 2023, 2024 ou 2025 —, desde que tenham obtido nota superior a zero na redação e concluído o ensino médio. A mudança amplia o acesso ao programa, já que até então apenas participantes da última edição do exame podiam se inscrever.

Durante o processo de inscrição, cada candidato pode escolher até dois cursos em instituições públicas de 26 unidades federativas. Rondônia é o único estado do país que não ofertará vagas por meio do Sisu neste ano. As notas de corte podem ser consultadas até o encerramento das inscrições, assim como a lista completa de vagas disponíveis.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro. As matrículas dos selecionados começam a partir de 2 de fevereiro, e os candidatos que não forem convocados na primeira chamada poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

Com informações do G1