

Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrando rachaduras no Edifício Doutor Barcelos Martins, conhecido como “Balança, mas não cai”, no Parque Vicente Gonçalves Dias, gerou repercussão em Campos. O prédio, que tem cerca de 40 anos, possui 15 andares, com oito apartamentos por pavimento.
A Defesa Civil municipal esteve no local na manhã desta quinta-feira (22), realizou vistoria técnica e isolou a área como medida preventiva. Segundo o órgão, as rachaduras não estão relacionadas à estrutura original do edifício, mas sim a um anexo construído ao lado do prédio, onde funciona uma sala que abriga transformadores.
De acordo com a Defesa Civil, o cômodo foi construído de forma independente, sem a devida amarração estrutural com o prédio principal, não havendo, até o momento, comprometimento direto das colunas ou da estrutura do edifício. Ainda assim, foram identificadas rachaduras em diferentes pontos, algumas consideradas mais severas.
Em nota ao J3News, a Prefeitura informou ainda que a vistoria foi realizada após solicitação de um dos moradores à sala de comunicações da Defesa Civil. Durante a análise técnica, foi constatado que o anexo é utilizado apenas como abrigo para um transformador pertencente à concessionária Enel.
A Defesa Civil notificou formalmente a concessionária, solicitando a retirada do transformador do local, para que os reparos estruturais necessários possam ser feitos com segurança. Segundo o órgão, não é possível realizar manutenção estrutural ao lado de um equipamento de grande porte e alto risco, como o transformador. O síndico do edifício também foi notificado sobre a situação.