×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Moraes determina transferência de Bolsonaro para o Complexo da Papuda

Ex-prediente deixa PF e vai para a Papudinha, batalhão localizado no Complexo Penitenciário da Papuda

Geral
Por Redação
15 de janeiro de 2026 - 18h35
Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou na tarde desta quinta-feira (15), a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para o da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha. O batalhão fica localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, também no Distrito Federal. Bolsonaro deverá ser alocado em uma sala de Estado-maior no local.

Moraes também determinou que Bolsonaro tenha “assistência integral dos médicos particulares anteriormente cadastrados, sem necessidade de comunicação prévia”. O ministro também autorizou o deslocamento imediato de Bolsonaro para os hospitais em caso de urgência, com a obrigação de comunicação ao STF no prazo máximo de 24 horas da ocorrência.

O ex-presidente receberá diariamente alimentação especial, devendo a defesa indicar o nome da pessoa que ficará responsável pela entrega das refeições. Bolsonaro também deve ser submetido à junta médica oficial, composta por médicos da própria PF, para avaliação de seu quadro clínico. O ministro rejeitou o pedido da defesa de Bolsonaro de acesso à smart TV.

A Papudinha fica a poucos metros das unidades da Papuda para presos comuns, no Jardim Botânico, e tem capacidade para 60 presos. Até o começo de novembro, 52 pessoas cumpriam pena no 19º BPM. O batalhão tem oito celas, todas no formato de alojamentos coletivos, compostos por banheiro com box, chuveiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala. De acordo com A GloboNews, o ex-presidente já está no edifício.

Fonte: G1