

Um vídeo acompanhado de relato anônimo recebido pelo J3News aponta possíveis irregularidades no funcionamento do transporte coletivo no terminal rodoviário de Farol de São Thomé, em Campos. O relato questiona a atuação de fiscais do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) em relação aos horários das viagens. O IMTT informou que a operação especial ocorreu dentro da normalidade (nota completa ao final da reportagem).
Segundo informações, os ônibus que fazem o trajeto de Campos para Farol continuam saindo a cada 30 minutos, conforme o padrão adotado no município desde o dia 31 de dezembro de 2025, formalizada na Portaria 80/2025 do IMTT, que permite ao Consórcio União utilizar até 20 coletivos até 23 de fevereiro.
No entanto, no sentido inverso, de Farol para Campos, as partidas estariam ocorrendo apenas de hora em hora. O relato afirma que, mesmo com veículos no terminal, fiscais estariam impedindo a saída dos ônibus antes desse intervalo.
A denúncia anônima também menciona problemas no sábado (3): o serviço deveria funcionar até meia-noite, mas, na prática, os últimos ônibus estariam saindo por volta das 23h.
A redação fez um pedido de nota à Prefeitura sobre o caso e teve o seguinte retorno:
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que a operação especial de transportes realizada durante o Réveillon e no primeiro fim de semana do Verão, no Farol de São Thomé, ocorreu dentro da normalidade. Houve reforço da frota e intensificação da fiscalização nas rodoviárias do Farol e Roberto Silveira, com agentes atuando no ordenamento do embarque e desembarque de passageiros.
Segundo o IMTT, foram registradas apenas filas pontuais no horário de saída do trio elétrico, sem maiores transtornos. A equipe também acompanhou, em tempo real, o deslocamento dos ônibus e vans por meio do sistema de GPS. O órgão informou ainda que já está planejando o reforço do transporte para os próximos fins de semana, em função dos shows do Verão e da romaria da Festa de Santo Amaro.