

O interior do estado do Rio de Janeiro vive um dos Réveillons mais movimentados dos últimos anos. Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) aponta taxa média de ocupação hoteleira de 88,05% entre os dias 30 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026, com diversos destinos operando próximos da lotação máxima.
Entre os municípios com maior procura estão Arraial do Cabo (98,60%), Miguel Pereira (95,10%), Angra dos Reis (94,60%), Armação de Búzios (91,90%) e Rio das Ostras (91,80%). Também registram índices elevados Itatiaia/Penedo, Cabo Frio, Valença/Conservatória, Vassouras, Nova Friburgo e Paraty, evidenciando a diversidade de opções turísticas entre litoral, serra, natureza e cultura.


Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, os números refletem o fortalecimento e a descentralização do turismo fluminense. Segundo ele, o interior tem se consolidado como destino cada vez mais estruturado e atrativo para os visitantes.
Na capital, a ocupação hoteleira também é elevada. Dados do HotéisRIO indicam média de 87,01% entre 31 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026, com destaque para Copacabana/Leme, Ipanema/Leblon e Barra da Tijuca/Recreio/São Conrado.
Durante a temporada, a Secretaria de Estado de Turismo mantém o projeto Verão #tônoRio, no Posto 4 da Praia de Copacabana, oferecendo atendimento bilíngue e informações sobre roteiros e atrativos em todo o estado. A iniciativa busca ampliar a permanência dos turistas e estimular a visita ao interior fluminense, reforçando a divulgação das 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro.
Fonte: Secom