×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cardápios e recomendações alimentares no fim de ano

Nutricionistas orientam sobre restrições para pacientes internados e eventuais excessos em festas natalinas

Saúde
Por Ocinei Trindade
22 de dezembro de 2025 - 0h02
Atenção redobrada|Profissionais são responsáveis pela formulação do cardápio dos pacientes (Foto: Ocinei Trindade)

Enquanto muitas pessoas aproveitam o período de festas para descansar e confraternizar em família, equipes de saúde seguem trabalhando para garantir cuidado, acolhimento e bem-estar aos pacientes internados. No Hospital Geral Dr. Beda, os nutricionistas exercem papel fundamental nesse processo, especialmente no fim de ano, quando o desafio é conciliar tradição, afeto e atenção às restrições alimentares impostas pelos tratamentos.

Responsáveis pelos cardápios dos pacientes internados — que, em sua maioria, necessitam de dietas específicas e mais restritivas — e também pelas refeições dos acompanhantes, com maior variedade e sem tantas limitações, as profissionais da Nutrição se organizam com antecedência para o período natalino. Segundo Fabrícia Giacomini, que atua há 11 anos na unidade, o planejamento começa dias antes. “A gente já está acostumada.  Deixamos o café da manhã organizado, as bandejas separadas e fazemos todo o pré-preparo no dia anterior, porque quando chega o dia é muita correria”, explica.

Trabalhar em datas como Natal e Ano Novo, quando a maioria das pessoas está de folga, exige adaptação e compromisso. Fabrícia destaca o lado positivo da rotina. “Como é um cardápio especial, a gente precisa se preparar bem antes. Dá mais trabalho, mas é muito gratificante ver os pacientes felizes, se sentindo acolhidos. Esse espírito natalino faz muita diferença, mesmo dentro do hospital”, afirma.

Com planejamento, cuidado e sensibilidade, as nutricionistas reforçam que é possível atravessar as festas de fim de ano com saúde, equilíbrio e acolhimento — dentro e fora do hospital.

A nutricionista Laura Neves ressalta que, fora do ambiente hospitalar, o período pede equilíbrio e bom senso. Para quem vai celebrar em casa, ela defende aproveitar a ceia sem exageros e sem culpa. “Sou a favor de comer um pouco de tudo. No dia do Natal, é importante festejar com a família. Não precisa se privar demais, porque isso acaba fazendo a pessoa nem aproveitar a festa”, diz. Segundo ela, o ideal é não exagerar, intercalar a alimentação com água e manter atenção ao consumo de bebidas alcoólicas.

Cuidados com os excessos
Já Isabel Lima reforça os cuidados com os excessos típicos dessa época do ano. “A recomendação é tentar manter uma alimentação o mais saudável possível e não exagerar nas bebidas alcoólicas, que são altamente inflamatórias e causam danos ao corpo”, explica. Para quem acaba extrapolando, algo considerado comum nas festas, a orientação é simples. “No dia seguinte, o ideal é retomar uma alimentação mais leve, com frutas, sucos naturais, bastante água e voltar à rotina”, destaca.

A  nutricionista Jéssica Hisse lembra que o Natal é um momento de celebração, inclusive para quem está hospitalizado. “A gente evita restrições muito rigorosas nessa época. Aqui no hospital, buscamos equilibrar os cardápios, oferecendo refeições que lembrem as de casa, como a ave natalina, sempre preparadas de forma mais saudável”, afirma. Para quem exagera fora da unidade, a dica é olhar para o dia seguinte. “Aproveitar o momento, não se privar, mas depois retomar a rotina, investir em alimentação saudável e bastante ingestão de líquidos, principalmente por causa do calor. O verão exige atenção redobrada à hidratação. São coisas simples que garantem celebrações felizes e com saúde”, conclui.