

O Centro de Monitoramento de Desastres (Cemod), da Secretaria Municipal de Defesa Civil informou na quinta-feira (18) que segue acompanhando os índices pluviométricos em Campos. Na quarta-feira (17), o maior volume de chuva foi registrado na região de Morro do Coco, com 75 mm. Em Serrinha, o acumulado foi de 34,2 mm; em Arraial, 31 mm; e na área central da cidade, 30,2 mm.
O monitoramento apontou ainda 27,2 mm em Lagoa de Cima; 25,2 mm na estação do Parque Cidade Luz; 13,8 mm em Lagoa Feia; 8,6 mm em Lagoa do Campelo; e 5 mm em Farol de São Thomé.
Em decorrência das chuvas registradas nos últimos dias, a Defesa Civil contabilizou dois deslizamentos de terra, seis quedas de árvores, uma ocorrência de enxurrada e um ponto de alagamento no município.


Na RJ-228, estrada que liga Chave do Paraíso a Santa Maria, onde houve um deslizamento, a Defesa Civil acionou o órgão estadual responsável pela rodovia para a desobstrução da pista. Equipes da Vital e da própria Defesa Civil também atuaram na remoção do material que bloqueava a via.
Outro deslizamento foi registrado na Estrada de São Luís de Mutuca, próximo a Morro do Coco. No local, equipes da Defesa Civil abriram passagem para veículos de pequeno porte, enquanto o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) realizou a limpeza da estrada no sentido São Francisco de Itabapoana–São Luís de Mutuca. Nesta quinta-feira (18), o serviço estava previsto para o sentido BR-101–São Luís de Mutuca. A Defesa Civil também foi acionada para verificar uma enxurrada na mesma estrada. Ainda na localidade, uma árvore caiu sobre um fio de alta tensão, e a Enel foi acionada.
Em Santo Eduardo, o nível do valão, que havia subido na quarta-feira, apresentou redução nesta quinta. Já em Chave do Paraíso, onde ocorreu o transbordamento de um valão próximo à Escola Santa Rita de Cássia, a água escoou e a situação foi normalizada.
Outras quedas de árvores foram registradas no Parque Aurora, Flamboyant, Matadouro, Estrada de São Roque e Estrada de Santa Rita, ambas em Santa Maria. Segundo a Defesa Civil, as ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros.
Fonte: Secom/PMCG