×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Defesa Civil registra volume elevado de chuva na região de Morro do Coco, Campos

Outros pontos com chuvas intensas são acompanhados pelo Centro de Monitoramento de Desastres da Secretaria Municipal

clima
Por Redação
19 de dezembro de 2025 - 7h52

Cemod da Defesa Civil

O Centro de Monitoramento de Desastres (Cemod), da Secretaria Municipal de Defesa Civil informou na quinta-feira (18) que segue acompanhando os índices pluviométricos em Campos. Na quarta-feira (17), o maior volume de chuva foi registrado na região de Morro do Coco, com 75 mm. Em Serrinha, o acumulado foi de 34,2 mm; em Arraial, 31 mm; e na área central da cidade, 30,2 mm.

O monitoramento apontou ainda 27,2 mm em Lagoa de Cima; 25,2 mm na estação do Parque Cidade Luz; 13,8 mm em Lagoa Feia; 8,6 mm em Lagoa do Campelo; e 5 mm em Farol de São Thomé.

Em decorrência das chuvas registradas nos últimos dias, a Defesa Civil contabilizou dois deslizamentos de terra, seis quedas de árvores, uma ocorrência de enxurrada e um ponto de alagamento no município.

Monitoramento da Defesa Civil

Na RJ-228, estrada que liga Chave do Paraíso a Santa Maria, onde houve um deslizamento, a Defesa Civil acionou o órgão estadual responsável pela rodovia para a desobstrução da pista. Equipes da Vital e da própria Defesa Civil também atuaram na remoção do material que bloqueava a via.

Outro deslizamento foi registrado na Estrada de São Luís de Mutuca, próximo a Morro do Coco. No local, equipes da Defesa Civil abriram passagem para veículos de pequeno porte, enquanto o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) realizou a limpeza da estrada no sentido São Francisco de Itabapoana–São Luís de Mutuca. Nesta quinta-feira (18), o serviço estava previsto para o sentido BR-101–São Luís de Mutuca. A Defesa Civil também foi acionada para verificar uma enxurrada na mesma estrada. Ainda na localidade, uma árvore caiu sobre um fio de alta tensão, e a Enel foi acionada.

Em Santo Eduardo, o nível do valão, que havia subido na quarta-feira, apresentou redução nesta quinta. Já em Chave do Paraíso, onde ocorreu o transbordamento de um valão próximo à Escola Santa Rita de Cássia, a água escoou e a situação foi normalizada.

Outras quedas de árvores foram registradas no Parque Aurora, Flamboyant, Matadouro, Estrada de São Roque e Estrada de Santa Rita, ambas em Santa Maria. Segundo a Defesa Civil, as ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte: Secom/PMCG