

O ano termina com a contagem regressiva para a operação de desmonte do prédio Itu, na Rua 13 de Maio, no Centro de Campos. A demolição dos oito pavimentos do prédio vai acontecer de forma homeopática, andar por andar, tudo dentro de uma rigorosa técnica de engenharia, onde a segurança está no topo de todo o planejamento.


O jornalista e escritor Avelino Ferreira vai receber no próximo dia 16 o Prêmio de Cultura Alberto Lamego, concedido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. A solenidade será no Teatro de Bolso. O prêmio criado nos anos de 1980 é o mais expressivo da cultura do município e estará em boas mãos.


A discreta e competente reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Rosana Rodrigues, leva o título de Mulher do ano de 2025. A universidade fecha o exercício com as contas em dia e com o orçamento de 2026 praticamente viabilizado graças ao empenho da reitora.
Seria pelas bandas do Carvão e Caixeta, uma fazenda que foi vendida na semana passada por cerca de R$ 10 milhões. O que se sabe é que o preço foi gordo pela localização estratégica, para os objetivos do novo proprietário, que mira em um segundo tempo das atividades do Porto do Açu, em São João da Barra.
Na miúda circula a informação de que um novo curso de medicina teria sido aprovado pelo MEC para Campos, abrindo a primeira turma em 2027. A área já estaria até definida, em um terreno na área urbana da BR-101, em frente a uma emissora de televisão. Se vai se configurar, só o tempo dirá.


Mais um temperinho à base de frutas para o agronegócio em Campos. A introdução de uma nova variedade de abacaxi (BRS Imperador), desenvolvida pela Embrapa, está sendo plantada em média escala no município. Com cor e sabor diferenciados, o novo abacaxi tem valor acima da média e é disputado no mercado. Ponto positivo para a Secretaria de Agricultura de Campos.


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) fez festa de confraternização na semana passada, reunindo no casarão da Fundação funcionários e diretores. O presidente reeleito para mais um mandato, Fábio Paes, agradeceu o empenho de todos e definiu como palavra chave da próxima gestão “Coragem”.


O Centro Nicola Albano, ancorado no Grupo IMNE, com duas UTIs neonatais, fez festa de Natal para seu corpo clínico e funcionários na Casa Nicola Albano, com direito a coral com músicas natalinas. O Centro comemora neste mês de dezembro 31 anos e recebeu novas incubadoras, as mais modernas do mundo.


A calígrafa Nízia Bravo completou 93 anos no último dia 5. Já suas netas gêmeas, as atrizes Lívia Bravo e Julia Bravo, chegaram aos 30 anos no dia 7. Dezembro é um mês de muitas comemorações para a família ligada às artes, cultura e ao entretenimento. A nonagenária Nízia, por exemplo, se tornou musa e presença constante no projeto “Samba na Praça”, que acontece todo o mês na Praça do Liceu, em Campos. Elas gostam de festas e sabem celebrar a vida!