

Uma carreta de aproximadamente 30 metros ficou travada no Centro de Campos por volta das 7h desta terça-feira (9), ao avançar pelo prolongamento da Avenida Sete de Setembro e tentar seguir, pela contramão, para a Rua Teotônio Ferreira de Araújo. O veículo já estava na área do Calçadão quando não conseguiu completar a manobra. A passagem veículos ficou prejudicada por cerca de uma hora, segundo pessoas que estavam no local. Uma placa de identificação de ruas chegou a ser quebrada. Prefeitura afirma que não houve acionamento da Guarda Civil Municipal. Veja.
O registro ocorre dois dias depois de o J3News publicar uma matéria relatando o aumento das ocorrências envolvendo carretas de grande porte em manobras difíceis pelas vias urbanas. Em novembro, duas travaram a Avenida Sete de Setembro e outra situação semelhante ocorreu há cerca de duas semanas. Em abril, um dos casos mais repercutidos do ano terminou com um caminhão parado em frente à Caixa Econômica, também no Calçadão.
No cruzamento das avenidas 28 de Março e Arthur Bernardes, no último dia 29, uma carreta ficou atravessada ao tentar manobra, ocupando inclusive a ciclovia elevada. Em Goitacazes, um motorista registrou três carretas que, ao deixarem a Estrada dos Ceramistas, acabaram avançando por ruas do bairro em vez de seguir pela RJ-216 rumo ao Porto do Açu.
Na própria Sete de Setembro, as ocorrências se repetem e levam motoristas de carros pequenos a buscarem rotas alternativas. Alguns, até, entrando em pequenos trechos na contramão na tentativa de alcançar vias como a 21 de Abril ou XV de Novembro.
A reportagem procurou a Prefeitura para saber se a Guarda Civil Municipal foi acionada para o local e recebeu o seguinte posicionamento:
A GCM não foi acionada para esta ocorrência. Reforçamos que, em situações como essa, é fundamental que a população acione imediatamente os serviços responsáveis e especializados, permitindo uma atuação rápida e segura. A GCM permanece à disposição da população pelos números 153 e 22 981020185.