

O Sebrae Campos lançou, na manhã nesta segunda-feira (8), um projeto de Captação de Recursos para a 293ª Festa de Santo Amaro, que acontece nos dias 14 e 15 de janeiro de 2026. O projeto, em parceria com a Secretaria de Turismo, também propõe a expansão da tradicional Festa de Santo Amaro, projetando a realização de iniciativas durante o ano todo. A proposta foi entregue ao padre Renan José Valentim, reitor do Santuário de Santo Amaro na cidade.
O plano elaborado pela coordenação regional do Sebrae atende a um pedido do padre Renan visando o crescimento da festa e integra o projeto de Turismo Caminhos de Fé. O roteiro foi desenvolvido ainda com a parceria de entidades locais e regionais, como CDL, Acic e Convention Bureau Costa Doce, além da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e a Uenf.
“Nossa expectativa é de avançar cada vez mais em parceiras público-privadas, para que possamos valorizar essa festa tão querida na cidade, sabendo empreender sem perder a tradição”, destacou Pe. Renan.
O coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche, destacou que o plano oferece uma estrutura para que o santuário possa não só crescer a tradicional festa religiosa, como caminhar para a realização de outros eventos e assim valorizar a tradição religiosa e a comunidade local através do fomento ao turismo.
“O Sebrae trabalhou de maneira técnica na construção de um conteúdo que vai fazer com que vai fazer com que o santuário de Santo Amaro possa se organizar melhor na captação de recursos para as suas iniciativas. Nosso intuito é chamar atenção para essa riqueza histórica do município, pensar em como a região pode se beneficiar de todo esse ativo histórico religioso, a médio e longo prazo”, comentou Guilherme.
Com a Festa de Santo Amaro no circuito Caminhos da Fé,a principal novidade fica por conta da criação de um calendário anual a partir da caminhada.
“Estamos pensando além, para que não seja mais apenas uma festa de dois dias, mas sim evoluir e acontecer durante todo o ano. Já para 2026, estamos projetando uma estrutura maior, com programação visual na estrada, igrejas no caminho fazendo a acolhida dos fiéis, entre outras ações”, disse o subsecretário de Turismo, Edvar Júnior.