×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Macaé apresenta modelo futuro de gestão e convoca moradores para decidir próximas duas décadas

Audiência pública está marcada para o dia 10 de dezembro, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Macaé

Estado do RJ
Por ASCOM
2 de dezembro de 2025 - 10h48
Foto: Rui Porto Filho/SECOM Macaé

O projeto Macaé +20, coordenado pela administração municipal, através do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), deu mais um passo importante na construção do plano estratégico que vai orientar o desenvolvimento do município pelas próximas duas décadas. Foi lançado o Caderno 2, documento que serve de base para a participação da população na audiência pública, marcada para o dia 10 de dezembro, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Macaé. Acesse todos os documentos do projeto e responda a pesquisa aqui.

De acordo com o prefeito Welberth Rezende, o projeto Macaé+20 é um grande passo para entender ainda melhor as demandas da população. “Representa a essência da sinergia que orienta o modelo de gestão pública que defendem, com a convicção de que a colaboração entre os setores da administração é fundamental para atender às demandas da população e do município como um todo, que se destaca como o principal centro de geração de empregos e investimentos no Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.

A iniciativa reforça a diretriz de gestão democrática e participativa da prefeitura, oferecendo aos cidadãos a possibilidade de conhecer, analisar e debater as propostas que irão nortear o futuro da cidade até 2045. O caderno reúne dados, diagnósticos e diretrizes que estruturam a segunda fase de elaboração do plano.
“O projeto Macaé +20 é um plano estratégico para o desenvolvimento sustentável do município, traçando o caminho para alcançar esse futuro promissor. O plano visa garantir qualidade de vida aos cidadãos, explorando o potencial da cidade em diversas áreas”, destacou o Gerente do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas, Romulo Alexander Campos.

Documento traz diagnóstico detalhado e propostas para seis áreas de resultado

O Caderno 2 está dividido em duas partes. Na primeira, apresenta conteúdos introdutórios essenciais para compreensão do plano, incluindo:

• Introdução
• Caracterização do Município
• História de Macaé
• Fundamentos do Plano
• Diretrizes para o Desenvolvimento Territorial e Sustentável
• Projeções e metas até 2045

Já a segunda parte do documento aprofunda a análise em seis grandes Áreas de Resultado, com capítulos específicos para cada segmento estratégico do município. São elas:

1. Macaé Ambientalmente Sustentável e Resiliente
Inclui propostas direcionadas ao meio ambiente, defesa civil e saneamento, com foco na preservação ambiental, mitigação de riscos e melhoria da qualidade de vida.

2. Macaé Econômica, Empreendedora e Inovadora
Abrange temas como agroeconomia, desenvolvimento econômico, pesca, políticas energéticas, trabalho e renda, qualificação profissional e turismo, buscando diversificar e fortalecer a economia local.

3. Macaé Escolarizada
Reúne diretrizes para cultura, educação básica e ensino superior, com metas para ampliar o acesso, melhorar indicadores educacionais e integrar cultura e educação no desenvolvimento social.

4. Macaé Organizada e Funcional
Trata de gestão pública, com capítulos sobre infraestrutura e patrimônio, gestão de pessoas, relações institucionais, gestão democrática e participativa e gestão financeira e contábil, visando modernizar processos e aprimorar serviços.

5. Macaé Saudável, Social e Inclusiva
Inclui propostas relacionadas a desenvolvimento social, esporte, habitação, políticas para mulheres, igualdade racial e saúde, com foco em inclusão e bem-estar da população.

6. Macaé Segura, Integrada e Inteligente
Contempla ações para ciência e tecnologia, mobilidade urbana e ordem pública, visando tornar Macaé uma cidade mais eficiente, conectada e segura.

Participação popular é essencial

A Prefeitura reforça que a participação da sociedade civil é fundamental para a construção de um plano que reflita as necessidades reais e os desejos da população. Durante a audiência pública, os cidadãos poderão conhecer com mais profundidade as propostas, tirar dúvidas e contribuir com sugestões que poderão ser incorporadas ao documento final.

A equipe do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas – EGIM/Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, em novembro de 2022, já envolvida no monitoramento dos principais indicadores que avaliam o desempenho dos municípios brasileiros em relação às políticas públicas, recebeu a missão de elaborar um Plano Estratégico de Longo Prazo para Macaé.

Assim foi criado o Macaé+20 – Planejamento Estratégico de Longo Prazo, orientado por agenda de prioridades para a promoção da sustentabilidade urbana. Esse Plano busca integrar as dimensões sociais, ambientais, econômicas, políticas e culturais no planejamento do município.

Com informações da Secom/ Macaé.