

Para comemorar os 200 anos de aniversário de Dom Pedro II, que ocorrem no dia 02 de dezembro de 2025, a Casa de Cultura Villa Maria vai abrigar na quarta e quinta-feira (26 e 27), a Exposição “Histórias de Dom Pedro II: Família, Palácios, Igrejas e Viagens ao Norte Fluminense”. A exposição é uma realização do projeto de extensão Caminhos Turísticos Fluminenses, do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro e da Villa Maria, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UENF (ProEx/UENF).
Na programação, exposição sobre a chegada da Família Real ao Brasil em 1808 até o exílio de Dom Pedro II, fotos e vídeos de prédios históricos (moradias e igrejas) por onde a Família Imperial passou, as viagens ao Norte Fluminense e a primeira mostra do livro Histórias de Dom Pedro II: Família, Palácios, Igrejas e Viagens ao Norte Fluminense, da professora Maria da Gloria Alves.
E ainda: curiosidades sobre a Família Imperial, documentário “Histórias de Dom Pedro II: Família, Palácios, Igrejas e Viagens ao Norte Fluminense”e apresentação de roteiros de Dom Pedro II por Campos dos Goytacazes. A professora da UENF, Maria da Gloria Alves, informou que a exposição será aberta nesta quarta-feira (26), às 17h, e ficará em cartaz até o dia seguinte, quinta-feira (27), de 9h às 20h.


“Por meio de um estudo minucioso com pesquisas em livros, artigos, teses e outros trabalhos de conclusão de curso, a exposição irá retratar a família de Dom Pedro II, desde seus avós, Dom João VI e Dona Carlota Joaquina e seus pais, Dom Pedro I e a Imperatriz Leopoldina, bem como sobre o próprio Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina. Serão oito banners com fotos de prédios históricos por onde a Família Real e Imperial passou, como em Petrópolis, e no Rio, a Quinta da Boa Vista, o Paço Imperial, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Fazenda Santa Cruz etc”, disse Maria da Gloria.
A professora da UENF contou ainda que em Campos Dom Pedro II ficou no Solar Barão de Muriaé, que na contemporaneidade abriga o Corpo de Bombeiros.
“A exposição nos levará a aprofundarmos nas histórias sobre a cultura e costumes do século XIX pelo Rio de Janeiro e no Norte Fluminense. Venham conhecer sua província, venham conhecer seu município”, convoca.
Fonte: UENF