

Durante o feriado da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20), e o ponto facultativo de sexta-feira (21), o Hemocentro Regional de Campos (HRC), anexo ao Hospital Ferreira Machado, seguirá funcionando normalmente para atender os doadores voluntários entre 7h e 18h, inclusive no fim de semana. A unidade, responsável por abastecer 25 hospitais da região, alerta para a queda frequente no número de doadores durante feriados prolongados, período em que a necessidade por sangue tende a aumentar.
De acordo com a assistente social do HRC, Maria Gonçalves, o estoque atual está abaixo do ideal. Ela explica que datas com folga prolongada costumam registrar maior risco de desabastecimento, já que coincidem com elevação no número de atendimentos de emergência.
“Quando chega um feriado prolongado, o número de doadores diminui muito. Mas, ao mesmo tempo, cresce o índice de acidentes e outras situações que demandam transfusão. Nosso estoque está baixo e precisamos repor com urgência para atender todos que precisam. Todo tipo sanguíneo é bem-vindo e faz diferença na vida de alguém”, reforçou.
Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Não é preciso estar em jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal, e todos devem apresentar documento oficial com foto.
O Hemocentro Regional de Campos fica na Rua Rocha Leão, nº 2, bairro do Caju, com entrada pelo novo estacionamento do Hospital Ferreira Machado. Além do atendimento local, a unidade intensifica coletas externas com apoio da unidade móvel. Em novembro, a agenda já contempla dois pontos confirmados:
25/11 – Porto do Açu
27/11 – Ciep 464 (Cardoso Moreira)