×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pós-graduação: Campos entre polos mais importantes do RJ

Instituições da cidade formam mestres e doutores que impulsionam o desenvolvimento

Campos
Por Ocinei Trindade
9 de novembro de 2025 - 0h06

Campos dos Goytacazes é considerada uma das cidades mais importantes do estado do Rio de Janeiro pela qualidade e quantidade de instituições de ensino superior. Os cursos de pós-graduação stricto sensu também se destacam. Especialistas em educação consideram relevante a necessidade de docentes com formação em mestrado e doutorado. Isso implica na elevação do conceito de avaliação do Ministério da Educação, por exemplo. Foi o que ocorreu recentemente com a Faculdade de Medicina de Campos, que alcançou nota 5 — pontuação máxima dada pelo MEC. A tradicional FMC possui em seus quadros quase oitenta por cento de mestres e doutores lecionando.

Edilbert Pellegrini Jr.

De acordo com o diretor-geral da FMC, professor Edilbert Pellegrini Nahn Jr., o resultado reforça o compromisso histórico da instituição com a qualidade do ensino e com a formação humanizada de médicos. “Há um investimento contínuo da instituição em infraestrutura, tecnologia e inovação, além da atualização constante dos projetos pedagógicos e das práticas de ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

Em Campos, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro oferece vagas para alunos regulares em 14 programas de mestrado e 12 de doutorado, distribuídos em seus 14 Programas de Pós-Graduação. Além disso, há vagas para alunos especiais, que podem cursar disciplinas para atualização ou complementação de conhecimentos. Caso sejam posteriormente admitidos como alunos regulares, essas disciplinas poderão ser aproveitadas conforme as normas da universidade.

Rosana Rodrigues

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, destacou a grande procura pelos cursos de pós-graduação todos os anos, sobretudo por professores de diversas instituições. “Nossos programas de mestrado e doutorado têm papel essencial na formação de profissionais altamente qualificados e na consolidação da pesquisa científica que impulsiona o desenvolvimento de Campos dos Goytacazes, da região e de todo o estado. Temos egressos atuando com destaque em instituições no país e no exterior. É motivo de grande orgulho vê-los em instituições de excelência, como a Faculdade de Medicina de Campos, que acaba de receber nota máxima do MEC. Formar cientistas com qualidade, comprometidos com a pesquisa e com o desenvolvimento humano, é uma das missões mais nobres da UENF, universidade sonhada por Darcy Ribeiro como instituição pública voltada para o avanço da ciência e a construção de uma sociedade mais justa e esclarecida”, afirma.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece, em Campos dos Goytacazes, cursos de Mestrado em Geografia, Política Social e Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas. Já o Instituto Federal Fluminense (IFF) conta com cursos de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo; Educação Profissional e Tecnológica; Engenharia Ambiental; Ensino de Física; Ensino e suas Tecnologias; Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação; e em Sistemas Aplicados à Engenharia e à Gestão. O IFF também oferece vagas para Doutorado em Meio Ambiente, com ênfase em Recursos Hídricos.

A única instituição privada em Campos com cursos de Mestrado e Doutorado é a Universidade Candido Mendes (UCAM). Ela desenvolve pesquisas com o Mestrado Profissional em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional, além do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade.

A importância do método de pesquisa
A médica cardiologista Érika Porto é aluna do curso de mestrado do Programa de Biociências e Biotecnologia da UENF. “Para mim, o mestrado foi uma experiência transformadora. Ele ampliou meus conhecimentos, aprofundou minha percepção científica e me introduziu à importância do método de pesquisa. Essa vivência me permitiu aplicar a formação acadêmica de forma mais direcionada e realizar um estudo profundo na minha área, unindo a ciência básica à medicina.”

A pesquisadora complementa: “Na UENF, todos os professores têm, no mínimo, doutorado — muitos com pós-doutorado — o que garante uma qualidade de ensino diferenciada. Essa formação amplia a visão sobre a ciência, a ética e a bioética, áreas fundamentais para a formação de novos profissionais. Acredito que, para uma universidade alcançar excelência, é essencial valorizar docentes com alta qualificação, oferecendo planos de carreira e salários compatíveis. Isso assegura não apenas o prestígio da instituição, mas também a qualidade do ensino e da pesquisa”, conclui Érika Porto.