

O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira e do vice-prefeito Frederico Paes, inaugurou na noite desta segunda-feira (3) o novo pronto-socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM). O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, o subsecretário da pasta, Dr. Maninho, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges, também estiveram ao lado do prefeito.


“Começa amanhã a funcionar um pronto-socorro novinho, com novo fluxo de atendimentos, onde os profissionais vão ter estrutura para trabalhar e os pacientes poderão ser atendidos com qualidade. É só a primeira etapa sendo entregue. Já amanhã mesmo, todo o serviço do prédio antigo virá para a parte nova e começam as obras no prédio antigo”, destacou Wladimir.
O prefeito também destacou que no próximo dia 24 de novembro, a saúde de Campos terá outra importante inauguração: o novo ambulatório do Hospital Geral de Guarus (HGG).
A inauguração do novo pronto-socorro do HFM foi marcada por grande público e a presença de autoridades políticas, como os ex-governadores e ex-prefeitos de Campos, Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho, o senador Carlos Portinho e o ex-deputado federal Felício Laterça, que destinaram verbas para a reforma, além de prefeitos da região, vereadores e secretários do município.


Ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho foi o prefeito responsável pela abertura do Hospital Ferreira Machado, em 1991. Ele celebrou a nova fase da unidade hospitalar:
“Quando fui eleito prefeito de Campos, em 1988, Campos não tinha pronto-socorro. Lutei pela abertura do Hospital Ferreira Machado, até que consegui, em janeiro de 1991. Muitas vidas de toda a região foram salvas nesses 34 anos. Muito me orgulha ver Wladimir dando continuidade a esse trabalho. E mais, Campos foi a primeira cidade do interior a ter banco de sangue e em breve, vai ter o maior banco de sangue do interior do Estado”, disse Garotinho.


O espaço conta com quatro consultórios, sala de classificação de risco, sala de medicação, sala de gesso, sala de hidratação, setor administrativo e serviço social, além de um novo politrauma e uma moderna sala de reanimação. A estrutura vai contar ainda com duas recepções, banheiros adaptados e um totem para retirada de senhas.
A Prefeitura informou que o hospital agora vai funcionar com portarias separadas para diferentes tipos de atendimento. De acordo com o município, o acesso principal, pela Rua Rocha Leão, voltará a ser utilizado, desta vez voltado para pacientes de menor gravidade, aqueles que chegam para consultas rápidas, medicações e procedimentos. Esses pacientes passarão pela triagem, acolhimento e, após o atendimento, serão medicados e liberados ou encaminhados para internação, se necessário.
“É uma grande conquista. O Ferreira Machado é um hospital central na cidade, que atende toda a região, além da população que passa pela BR-101, vinda de todo o Brasil. Essa obra é muito importante, pois coloca essa unidade em condições excepcionais de trabalho”, enfatiza o secretário de Saúde, Paulo Hirano.


Já a nova entrada pela XV de Novembro, destinada às ambulâncias e aos casos mais graves, será o ponto de acesso para os pacientes que necessitam de internação. Dali, eles terão entrada direta para o interior do hospital, onde ficam localizadas as unidades de internação, como a Unidade de Pacientes Graves (UPG), Unidade Intermediária (UI), Unidades de Curta Permanência e enfermarias.
“É um pronto-socorro totalmente reestruturado que está sendo entregue. Só quem presenciou o cenário de guerra que era esse hospital alguns anos atrás, sabe a importância dessa obra”, disse o vereador licenciado e subsecretário de Saúde, Dr. Maninho, médico no HFM desde 1998 e servidor público municipal desde 2020 na unidade.
Presidente da FMS durante os seis anos de gestão de Wladimir Garotinho à frente Prefeitura, Arthur Borges também celebra o acontecimento no HFM, hospital onde dedica a sua trajetória na medicina há quase duas:
“Vou celebrar no dia 9 de novembro, 19 anos de serviço público, sendo todos no Hospital Ferreira Machado. Sinto orgulho dessa trajetória, porque durante muito tempo eu vi que existia uma equipe muito comprometida em prestar o melhor atendimento à população, mas faltavam as condições adequadas. É o que está sendo feito hoje, sendo oferecida estrutura para que se possa entregar uma saúde de qualidade”, comentou.
Autoridades presentes
Também marcaram presença na inauguração o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o subsecretário da pasta, Dr. Maninho, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges, o secretário de Governo, Ruy Crispim, o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Morumbi, os geradores Juninho Virgílio, Fred Rangel, Ciro Rocha, Dudu Azevedo, Beto Abençoado, Pastor Marcos Elias, Anderson de Mattos e Kassiano Tavares. 


Também prestigiaram o evento a diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, e o diretor clínico do Hospital Dr. Beda, Dr. Diogo Neves.