×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Seminário reúne setor sucroenergético

Evento contou com apresentações técnicas e debates sobre as perspectivas econômicas e ambientais do setor

Campos
Por Leonardo Pedrosa
26 de outubro de 2025 - 0h05
No campus da UFRRJ|Evento reuniu empresários, pesquisadores e produtores (Foto: Silvana Rust)

Fornecedores de cana-de-açúcar, empresários do setor sucroenergético e pesquisadores da área da agronomia se reuniram na última sexta-feira (24) para o VIII Seminário da Cana-de-Açúcar. O evento aconteceu durante todo o dia no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) de forma gratuita. Entre a programação, discussão sobre a equalização do preço da cana para o fornecedor, benefícios da Lei do Semiárido e recuperação das comportas do Rio Paraíba do Sul.

De acordo com o presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa, o encontro foi um espaço de troca para o setor. Uma das pautas foi a proposta de inclusão da região sudeste do país à Medida Provisória 1903/2025, em trâmite, que pode conceder subvenção ao setor da cana afetado pelo tarifaço dos EUA. A medida, que pode ser incluída no “Plano Brasil Soberano”, sugere uma subvenção de R$ 12 por tonelada de cana apenas para as regiões Norte e Nordeste.

“Foi o oitavo encontro dos fornecedores de cana, com vários palestrantes falando de variedades de cana, do semiárido, do apoio à proposta de inclusão de uma subvenção de R$ 12 por tonelada de cana destinada aos produtores da nossa região, e do projeto de adição de água nos canais do Paraíba. Muito importante toda essa participação, além dos produtores rurais, reunir a sociedade de uma forma geral, porque são muitos assuntos de interesse de toda a nossa sociedade pelo desenvolvimento do agro da nossa região”, destacou.

A programação também incluiu palestras sobre novas tecnologias no cultivo da cana-de-açúcar, uso de bioinsumos e transição energética.

80 anos da Asflucan
O seminário marcou ainda também o aniversário da Asflucan, comemorado no sábado (25). “É um prazer muito grande estar na presidência na data da chegada desses 80 anos da Asflucan. Todos os presidentes e diretores tiveram um desafio que conseguiram vencer. Muitas lutas e conquistas, e torço para que daqui a 80 anos tenha alguém comemorando os 160”, afirmou Tito.