

As obras de dois importantes espaços da cidade, o Shopping Estrada e a Orla de Guarus, apresentaram avanço nas últimas semanas. No caso do Shopping Estrada, onde o Terminal Rodoviário será reformado nesta primeira etapa, o que está em andamento neste momento é a preparação do canteiro de obras. Já a primeira etapa da revitalização da Orla, cuja intervenção começou em maio de 2024, está prevista para ser entregue no final de novembro, segundo o município.
No dia 11 deste mês, em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Wladimir Garotinho afirmou que as obras do terminal teriam início na semana seguinte. Na segunda (13), equipes começaram a montar o canteiro, com instalações de contêineres, pontos de energia e cercamento da área. O J3News esteve no local e constatou essa fase inicial, ainda sem intervenções estruturais.
Em nota enviada à reportagem, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codenca) esclareceu que as obras no local já foram iniciadas, conforme o cronograma físico previsto, e que a etapa atual é a de preparação do canteiro de obras, que inclui a mobilização da equipe, instalação de pontos de luz e água, montagem e cercamento da área. Ainda segundo a Codenca, essa fase é fundamental para garantir a organização e segurança do espaço antes do início das intervenções estruturais. A empresa reforça que o cronograma segue em dia, dentro do prazo previsto, e que os trabalhos seguem de forma planejada e contínua desde a autorização para início das atividades, concedida na última semana.
A obra tem investimento de R$ 7,5 milhões e prazo estimado de 10 meses. Durante o período, o terminal continuará funcionando normalmente.


O espaço viveu um impasse judicial ao longo do ano, depois que o município tentou retomar a administração do shopping. Uma liminar mantém, por ora, a concessão do local sob responsabilidade da Associação dos Lojistas (Alse). A reportagem esteve no local em busca, também, de posicionamento da associação, que decidiu não se manifestar.
Orla de Guarus
Já na Orla de Guarus, avança a primeira etapa do projeto de reestruturação. A Prefeitura afirma que o trecho que será entregue no final de novembro vai da Ponte General Dutra até a Ponte João Barcelos Martins, com ciclovia e pista de caminhada.
O projeto completo prevê ainda o primeiro Parque Pet Público da cidade, áreas verdes, nova iluminação, paisagismo e wi-fi em toda a extensão, desde o Exército, no Jardim Carioca, até a Ponte Saturnino de Brito, no Parque Vicente Gonçalves Dias. O investimento é de R$ 3,9 milhões.
A Prefeitura ainda não divulgou a data exata da entrega da primeira etapa.