O Sindicado da Indústria de Cerâmica para a Construção de Campos inaugurou nesta quinta-feira (16) o Laboratório de Ensaios Cerâmicos Roozevelt Pinto Pessanha. O espaço é voltado para o controle de qualidade e padronização dos produtos cerâmicos utilizados na construção civil.
De acordo com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), os equipamentos que serão utilizados na unidade foram entregues no início deste ano pela Firjan SENAI ao Sindicato, para a padronização de produção e fortalecimento do setor.
Ainda segundo a Firjan, inicialmente o laboratório vai atuar em duas frentes principais: a análise do produto e a avaliação da matéria-prima. Entre os testes básicos que já serão realizados estão resistência dos blocos e telhas, absorção de água e verificação das dimensões. Além disso, os ceramistas poderão encaminhar amostras de argila de novas jazidas para formulação de misturas ideais, que garantam conformidade e eficiência na produção.
Em entrevista ao J3News, o presidente da Firjan, Luiz Césio Cartano, que esteve presente na inauguração, celebrou o momento, como marco para o setor, que passa a contar com um espaço próprio para análises técnicas e ensaios de materiais.
“Satisfação enorme entregar o laboratório de controle de qualidade para os ceramistas da região da Baixada. Gratificante ver o início dos trabalhos, em uma instalação muito bem construída, utilizando materiais próprios da fabricação deles, como tijolos e revestimentos. Mais que um laboratório, está um showroom”, destacou.