O Centro Nicola Albano UTI Neonatal e Pediatria, ancorado no Grupo IMNE, com UTIs Neonatais em Campos e em Macaé, tornou-se ao longo de três décadas uma referência nacional em neonatologia. Na semana que passou, esteve em Campos o neonatologista Luiz Eduardo Miranda, um dos percussores desta especialidade no Brasil, juntamente com Nicola Albano, que dá nome ao Centro.
A visita de um médico renomado internacionalmente é mais do que um atestado da excelência do serviço prestado pelo Grupo IMNE, que esse ano completou 50 anos. Ninguém melhor que Luiz Eduardo Miranda, que juntamente com Dr. Nicola Albano montou o primeiro serviço de UTI para prematuros do Rio de Janeiro, na Clínica São Vicente, na Gávea, para dar esse testemunho e relembrar os primeiros passos da diretora técnica do Centro Nicola Albano, com Dra. Laura Dias, na neonatologia, ao seu lado.
Trinta anos depois, não se consegue imaginar a região sem esse serviço, o que ilustra o compromisso do Grupo IMNE com o que existe de mais moderno em medicina. Essas três décadas do Centro Nicola Albano começam então a ser comemoradas assim, com uma avaliação de mestre.
Em novembro, no Rio de Janeiro, no curso de um Congresso Internacional desta especialidade, o Centro Nicola Albano estará lançando um livro, encadernando 30 anos desta história.
Uma das páginas mais belas e ternas na medicina na região.