Representantes de diversos órgãos municipais realizaram uma vistoria técnica no Sítio Arqueológico Cemitério de Manguinhos, em São Francisco de Itabapoana. O objetivo foi analisar as condições do local para dar início ao processo de demarcação das terras.
A ação marca a primeira etapa de um trabalho conjunto, que pretende reunir dados para implantar medidas de proteção, preservação e isolamento da área, evitando sua descaracterização.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Sofiatti, acompanhou a vistoria ao lado de representantes da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), da Guarda Ambiental e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT). Segundo ela, ainda não há data definida para o início da demarcação, já que será necessário um estudo mais detalhado.
“O processo de demarcação visa a garantir que o espaço não seja alvo de ocupações irregulares ou outras intervenções que comprometam sua integridade. A expectativa é que, com apoio institucional e participação da comunidade, o local possa futuramente integrar roteiros de memória e ações de turismo cultural e educativo”, explicou.
Fonte: Secom