Com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará, na próxima segunda-feira (6), a Campanha Nacional de Multivacinação. A ação seguirá até o dia 31 de outubro, com o Dia D de Mobilização Nacional marcado para o dia 18, ampliando o acesso à imunização.
Este ano, adolescentes de 15 a 19 anos poderão receber a dose de resgate contra o HPV, caso não tenham sido vacinados. Também serão contempladas pessoas de 9 meses a 59 anos com as vacinas contra febre amarela e pessoas a partir dos 12 meses contra o sarampo, podendo também conferir as demais vacinas do calendário e receber as que estiverem pendentes.
O coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI), Leonardo Cordeiro, reforça a importância da campanha. “O foco é mobilizar os pais para atualizarem as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes, especialmente dengue, que é uma vacinação que iniciamos este ano, que tem baixa procura. Essa é uma boa oportunidade para os pais levarem os filhos para receberem as principais vacinas. Pretendemos vacinar todas as nossas crianças e adolescentes que estão com doses em atraso, aumentar a cobertura e garantir proteção contra doenças imunopreveníveis”.
Durante a campanha, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis, como, por exemplo, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A, HPV e Dengue.
Para a criança receber qualquer uma das vacinas, é preciso comparecer à sala de vacina mais próxima com documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e, principalmente, a caderneta de vacina.
ONDE SE VACINAR
Posto de vacinação com horários ampliados
Locais de vacinação de segunda a sexta (8h30 às 16h)
Fonte: Prefeitura de Campos