A psicanalista e professora de defesa pessoal Ana Paula Lino, de 44 anos, transformou a dor de presenciar a violência doméstica de seu pai contra sua mãe na infância em uma missão: empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade social para que aprendam a se defender.
Desde abril, Ana Paula ministra aulas de Muay Thai para cerca de 20 alunas, às sextas-feiras, às 9h, no projeto Menina-Moça Mulher, no Instituto Superior de Ciências da Saúde Carlos Chagas, na Lapa, centro do Rio de Janeiro.
Aos 15 anos, Ana Paula iniciou no judô, experimentou capoeira e kickboxing, até se apaixonar pelo Muay Thai, que pratica há mais de 14 anos. “Toda mulher deve fazer arte marcial. Eu ensino golpes do Muay Thai para que elas saibam se defender e fugir em situações de perigo. Além disso, trabalhamos a construção emocional diante dessas situações, fortalecendo a confiança e a segurança”, explica.
Aluna do projeto, a autônoma Andressa Dias, de 47 anos, relata ter sido vítima de violência física e psicológica durante 20 anos de casamento. Moradora do Catumbi, região central do Rio, ela destaca a importância do Muay Thai para mulheres que sofreram agressões. “Fui agredida várias vezes durante a separação. Ele tentou me enforcar, quase quebrou meus dedos da mão direita e me humilhava verbalmente. Minha filha presenciou tudo. O Muay Thai me dá força e alerta sobre como reagir e me proteger”, conta.
Outra aluna, Tatiana Cristina da Silva, 49 anos, dona de casa e moradora de Santa Teresa, também enfrentou violência de ex-companheiros. “Já pratiquei judô e capoeira, mas faltava o Muay Thai para realmente me defender. Hoje, se alguém tentar me agredir, como num assalto, estou preparada”, afirma.
Menina-Moça Mulher
Voltado para mulheres de 16 a 60 anos, o projeto Menina-Moça Mulher já realizou 805 oficinas de capacitação e geração de renda desde agosto de 2022, atendendo diretamente 2.668 mulheres. Além das aulas de defesa pessoal e artes marciais, o programa oferece consultas em ginecologia, pediatria, psicologia e assistência social, além de mutirões de exames, como mamografia e ultrassonografia.
O projeto funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Avenida Mem de Sá, 254, bairro da Lapa, região central do Rio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 99951-0407 ou pelo site oficial do projeto.
Fonte: Agência Brasil