×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aneel reduz bandeira da conta de luz para vermelha 1 em outubro

Mesmo com redução, consumidores ainda terão acréscimo na fatura

Economia
Por Redação
27 de setembro de 2025 - 9h05

(Foto: Arquivo)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que, em outubro, a conta de energia elétrica será cobrada sob a bandeira vermelha patamar 1, com adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida representa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 2.

Segundo a Aneel, a decisão se deve ao baixo volume de chuvas, que mantém os reservatórios das hidrelétricas em níveis reduzidos. “Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, informou a agência.

A regulação ressalta que a geração solar é intermitente e não fornece energia durante todo o dia. “Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015 pela Aneel, indica o custo variável da geração de energia elétrica. Bandeira verde não gera acréscimo, enquanto as bandeiras amarela ou vermelha aplicam valores adicionais a cada 100 kWh consumidos, refletindo o custo real de produção da energia utilizada em residências, comércios e indústrias.

Fonte: Agência Brasil