×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

União Brasil ordena exoneração de filiados em cargos do governo federal

Resolução reforça afastamento da legenda da base de apoio ao presidente Lula

Política
Por Redação
19 de setembro de 2025 - 7h39

Integrantes do partido União Brasil (Agência Brasil)

O União Brasil determinou que todos os filiados nomeados para cargos comissionados no governo federal peçam exoneração em até 24 horas. A decisão, aprovada pela executiva nacional do partido nesta quinta-feira (18), amplia o afastamento da legenda da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva, anunciado no início do mês em conjunto com o Progressistas, que compõe a federação União Progressista.

A medida atinge não apenas detentores de mandato, como havia sido definido anteriormente, mas qualquer filiado em cargo de livre nomeação na administração pública federal. Segundo a resolução, o descumprimento poderá ser considerado ato de infidelidade partidária. Ministros da federação, como Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esporte), seguem nos cargos.

Na mesma nota, o partido manifestou solidariedade ao presidente Antonio Rueda, após reportagens apontarem suposto envolvimento dele com uma empresa de táxi aéreo ligada a investigados por lavagem de dinheiro. A legenda classificou as denúncias como “infundadas e prematuras” e sugeriu que tenham motivação política.

O documento é assinado pelo vice-presidente ACM Neto, pelos líderes da bancada na Câmara e no Senado, Pedro Lucas Fernandes e Efraim Filho, e pelos governadores Mauro Mendes (MT), Ronaldo Caiado (GO), Wilson Lima (AM) e Marcos Rocha (RO), que fazem oposição ao governo federal.