O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou, nesta segunda-feira (15), o resultado do terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O Índice de Infestação Predial (IIP) é de 2,2%, o que representa uma redução significativa se comparada ao anterior, que foi de 4,3%. A pesquisa para identificação, coleta e análise de larvas e pupas do mosquito foi realizada entre os dias 1º e 5 de setembro.
Ao todo, 7.832 mil imóveis passaram por inspeção em toda a cidade nos cinco dias de ação. Dos 19 estratos trabalhados, seis estavam com IIP “satisfatório” (menor que 1%); 10 na faixa de “alerta” (de 1% a 3,9%); e apenas 3 na classificação de “risco” (infestação acima de 3,9%). A partir dessas informações, o CCZ estará intensificando as ações de educação em saúde e de combate ao vetor nas áreas que apresentaram situação de alerta e risco.
Durante o LIRAa, também foram analisados os tipos de depósitos e criadouros utilizados pela fêmea do Aedes para a reprodução. Os focos mais predominantes (51,3%) foram encontrados em depósitos móveis, como vasos/frascos com plantas, pingadeiras, recipientes de degelo de geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construções. Outro tipo de depósito que também se destacou (16,8%) foram lixo (recipientes plásticos, latas), sucatas em pátios e entulhos.
“Esse resultado é positivo, indica redução em comparação ao anterior, porém, devemos manter a atenção, evitando criadouros do mosquito. Diante disso, faço um apelo à população para que continue tomando todos os cuidados necessários para prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Nossa orientação é para não deixar água parada e descartar corretamente o lixo, pois assim o mosquito não irá se proliferar”, disse o coordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
Ações Pós-LIRAa
Do dia 18 de setembro até o dia 31 de outubro, o CCZ estará intensificando as Ações Pós-LIRAa que alcançarão 27 bairros. São eles: Donana, Goitacazes, Parque Nossa Senhora do Rosário, Parque Alberto Torres, Caju, Parque Corrientes, Tapera, Parque Nova Brasília, Parque Esplanada, Estância da Penha, Parque Bela Vista, Parque Salo Brand, Matadouro, Novo Jockey, Parque Prado, Parque Oliveira Botelho, Lapa, Parque São Lino, Parque João Seixas, Parque Fazendinha, Parque Chácara João Ferreira, Parque Guarus, Parque São José, Parque Prazeres, Parque Cidade Luz, Parque Santo Antônio, Parque Niterói e Pecuária.
“Em todas as ações estaremos levando orientação sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito para os moradores, inspecionando os imóveis, recolhendo inservíveis, instalando telas em caixas d’água, aplicando inseticida, quando necessário, e pulverização com equipamento costal”, completou Claudemir.
Fonte: Prefeitura de Campos