A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio deram início nesta quarta-feira (10) a uma rodada de agendas estratégicas no Canadá, em parceria com a Air Canada e o RIOgaleão. A iniciativa inclui capacitações para agentes de viagens e operadores em Toronto (10) e Montreal (12), além de uma ação complementar em Nova Iorque (15). O movimento acontece em um momento decisivo para o setor: a Air Canada inicia, no dia 4 de dezembro, o voo direto Toronto–Rio de Janeiro, com três frequências semanais.
O lançamento oficial da rota aconteceu na noite desta quarta-feira (10), em Toronto, reunindo 110 agentes e operadores de turismo. A ação contou ainda com representantes da Air Canada, do Consulado Brasileiro em Toronto e do Fairmont Rio, reforçando o caráter estratégico da nova conexão.
“O Canadá é um mercado estratégico para o Rio de Janeiro e o novo voo direto de Toronto será uma porta de entrada fundamental para ampliarmos a presença do nosso estado no cenário internacional”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Somente entre janeiro e agosto de 2025, o Rio de Janeiro recebeu 15.176 turistas canadenses, crescimento de 38,3% em relação ao mesmo período de 2024 (10.976). O número já representa 95% de todo o fluxo de 2024 (16.040), consolidando o Canadá como um dos mercados prioritários para o destino.
“A expectativa é muito alta, tanto dos agentes quanto dos operadores. Um fato relevante desse processo é que o canadense, diante do aumento de tarifas do governo americano, não tem ido mais para os Estados Unidos. Diminuiu muito. Eles agora estão à procura de novos destinos e o Rio de Janeiro torna-se uma opção importante aqui para o canadense”, explica Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, que está em Toronto acompanhando a agenda.
Os números confirmam essa tendência: até agosto, o estado ultrapassou a marca de 1,4 milhão de visitantes estrangeiros, alta de 53,6% em relação ao mesmo período de 2024. Os Estados Unidos seguem como o principal emissor, com 150.611 visitantes nos oito primeiros meses de 2025, crescimento de 44,5% em relação ao ano anterior.
Com o fortalecimento das conexões com a América do Norte, a Setur-RJ e a TurisRio ampliam a presença do Rio de Janeiro nos principais mercados emissores, reforçando o destino como referência global e porta de entrada privilegiada para o Brasil.
“Em nossa apresentação mostramos a cidade de Paraty, Búzios, a região das Agulhas Negras, as nossas fazendas do Vale do Café, Petrópolis como cidade imperial e todas as nossas potencialidades e destinos. Contamos com a presença do cônsul-geral adjunto do Brasil em Toronto, Leonardo Carneiro Enge, além dos representantes dessa parceria estratégica para o Rio de Janeiro”, conclui Sergio Ricardo.