Leonardo de Souza Júnior, de 28 anos, apontado como o homem que atirou contra Rafael Vasconcelos durante um roubo no Parque Santo Amaro, em setembro de 2024, em Campos, foi preso na tarde de quinta-feira (11) em Copacabana, no Rio de Janeiro. Contra ele havia dois mandados de prisão — um por tentativa de latrocínio em Campos e outro por homicídio.
A prisão foi resultado de uma ação do 19º BPM, após levantamentos do Núcleo de Inteligência da PM. Leonardo estava em um carro de aplicativo, junto de outro homem, quando foi abordado na Rua Saint Roman, em Copacabana. No veículo, um Chevrolet Onix prata, os policiais encontraram um revólver calibre .22, municiado com sete cartuchos, além de um celular. Os dois foram detidos e encaminhados para a 12ª DP (Central de Flagrantes). As informações completas sobre a prisão foram confirmadas após mensagem recebida pela coluna do Josh, no J3News.
Leonardo Júnior já tinha passagens por tráfico de drogas, roubo e homicídio. Ele era considerado foragido desde que a 2ª Vara Criminal de Campos expediu mandado de prisão contra ele, após investigações da 134ª Delegacia de Polícia (Centro). O outro envolvido no crime de 2024, responsável por pilotar a motocicleta durante a tentativa de latrocínio, ainda não foi identificado.
O crime em Campos aconteceu quando Rafael Vasconcelos foi surpreendido por dois homens em uma moto no Parque Santo Amaro. Ele foi baleado e sobreviveu, mas sofreu graves sequelas. Desde então, a família pedia justiça e cobrava a prisão dos envolvidos.
Com a captura no Rio, Leonardo ficará à disposição da Justiça para responder pelos processos em aberto.
Ainda não há confirmação se o acusado será transferido para Campos.