×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cônsul de Angola visita ACIC e reforça perspectivas de parceria com empresários campistas

Encontro discutiu oportunidades nos setores de petróleo, agronegócio e logística, aproximando Campos ao potencial investimento angolano

Economia
Por Redação
11 de setembro de 2025 - 10h48
Cônsul de Angola (centro) em vista à Acic (Reprodução)

A Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) recebeu na noite desta quarta-feira (10) o Cônsul Geral de Angola no Rio de Janeiro, Mateus de Sá Miranda Neto, em encontro que reuniu empresários locais e o presidente da Câmara de Comércio Angola-Brasil, Nayt Júnior. A reunião, conduzida pelo presidente da ACIC, Maurício Cabral, teve como foco a construção de parcerias estratégicas entre os dois países.

Entre os temas tratados, estiveram a exploração do setor de petróleo e a diversificação econômica da região, com destaque para o eixo de integração entre o Distrito Industrial da Codin e o Porto do Açu, em São João da Barra. A intenção é fomentar trocas de experiências e incentivar investimentos bilaterais, considerando as semelhanças históricas entre Angola e Campos dos Goytacazes.

Durante o encontro, o cônsul destacou os avanços recentes no setor energético angolano, citando a inauguração da primeira Refinaria de Cabinda, que marca a busca do país pela autossuficiência na produção de derivados de petróleo. A unidade já está apta a produzir gasóleo, combustível de aviação, nafta e fuel, reduzindo a dependência externa. Ele também ressaltou o andamento do projeto da Refinaria do Lobito, que, quando concluído, terá capacidade para refinar 200 mil barris de petróleo bruto por dia.

Cônsul de Angola. Mateus de Sá Miranda, fala na ACIC

“De olho na Bacia de Campos, no agronegócio e no potencial de desenvolvimento, acreditamos que desta visita surgirá uma parceria sólida entre nossos países, abrindo caminhos para que empresários brasileiros invistam em Angola e vice-versa”, afirmou o cônsul Mateus Neto. Uma nova visita deve ocorrer ainda este ano.

O presidente da ACIC, Maurício Cabral, ressaltou a importância histórica da instituição como elo de integração e destacou que a associação, ao longo de 134 anos, tem buscado contribuir para o desenvolvimento da cidade. “Sempre acreditei no potencial de crescimento de Campos, especialmente na formação e qualificação de mão de obra, no turismo, no agronegócio, na tecnologia e nos serviços”, destacou.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, Marcelo Neves, e o diretor executivo de Políticas Energéticas, Alair Almeida, que colocaram a Prefeitura de Campos à disposição para apoiar a aproximação institucional com Angola.

A reunião contou ainda com a presença de lideranças empresariais e institucionais, entre elas o vice-presidente da ACIC, Fernando Loureiro; o diretor Marcelo Áreas; o presidente do Sindivarejo, Joilson Barcelos; o presidente da TEC Campos e professor do IFF, Henrique da Hora; o presidente da Fundenor, Gilberto Manhães; além do diretor da Câmara de Comércio Brasil-Angola, William Pereira, e do assistente diplomático do consulado, Leonardo Loy.

Com informações da Ascom/Acic