×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura lança novo mutirão da Saúde para reduzir fila de cirurgias

No total, serão 1.617 cirurgias a serem realizadas nos hospitais Santa Casa de Misericórdia de Campos e Álvaro Alvim

Saúde
Por Redação
3 de setembro de 2025 - 17h34
Foto: César Ferreira/PMCG

Mais um grande passo foi dado na assistência à saúde da população de Campos. O prefeito Wladimir Garotinho lançou, nesta quarta-feira (3), o mutirão de cirurgias com o objetivo de zerar ou reduzir significativamente a demanda em fila de espera por procedimentos como bariátricas, cataratas, revascularização do miocárdio e vesículas, além de hérnias inguinais e umbilicais. No total, serão 1.617 cirurgias a serem realizadas nos hospitais Santa Casa de Misericórdia de Campos e Álvaro Alvim. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares, através do deputado federal Eduardo Bandeira de Mello, e do Ministério da Saúde, sendo este destinado diretamente para a Santa Casa.

No Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), os procedimentos foram divididos em bariátrica (30) e cataratas (218). Já na Santa Casa, serão realizadas cerca de 300 bariátricas, 600 cirurgias de vesículas e outras 405 de hérnias, além de 32 revascularização do miocárdio para atender às 15 pessoas na fila e novas demandas. A previsão, segundo o prefeito, é de que toda a fila seja zerada em até dois meses. Wladimir também se comprometeu a destinar um valor dessa emenda para cirurgias reparadoras pós-bariátricas, reconhecendo sua importância para a saúde e bem-estar dos pacientes.

“Nós estamos ativamente buscando mais recursos através de emendas parlamentares e outras fontes para viabilizar novos mutirões e atender a um número ainda maior de pessoas. Acontece que Campos tem uma cobertura populacional desafiadora e a rede de saúde do município atende não só os munícipes, mas também pacientes de outras regiões, o que aumenta a demanda. Sem o repasse correto de verbas para o atendimento desses pacientes externos, fica inviável”, salientou Wladimir, informando que já está em discussão a necessidade de revisão dos convênios com o Estado para o atendimento de pacientes de fora do município.

Durante a solenidade, o prefeito reforçou o progresso na regularização das dívidas atrasadas por parte do Estado, que já quitou 4 dos 19 meses devidos, o que permite colocar fornecedores e alguns serviços administrativos dos hospitais em dia. “Estamos conseguindo dialogar melhor com o Estado, que já começou a pagar os atrasados. Com esse dinheiro entrando, vamos voltar a oferecer um melhor tratamento para toda a população”, comentou o prefeito, que reiterou o compromisso de destinar um valor da emenda para cirurgias reparadoras pós-bariátricas.

O vice-prefeito Frederico Paes elogiou o trabalho do prefeito Wladimir na saúde de Campos, ressaltando os avanços e a dedicação em superar os desafios. “Encontramos uma saúde destruída; mas, apesar das dificuldades, houve progressos importantes para a população. Gostaria, também, de destacar a atuação do prefeito em um momento desafiador para a saúde municipal. Sua dedicação e esforços para tentar solucionar essas questões, como a busca por recursos em Brasília e emendas parlamentares, têm sido fundamentais para superar os obstáculos”, realçou Frederico.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, disse que o principal objetivo do mutirão é reduzir a fila de espera e melhorar o atendimento à população. “A iniciativa visa atender à demanda reprimida, especialmente em cirurgias bariátricas, e expandir para outros blocos cirúrgicos. O projeto é mais um avanço significativo na saúde pública do nosso município, superando dificuldades financeiras com a intermediação do prefeito e vice-prefeito”, enfatizou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges, pontuou que atualmente há 10 mil pacientes aguardando por cirurgia bariátrica no estado do Rio de Janeiro. “Vamos zerar essa fila em Campos e também diminuir as esperas de outros procedimentos, embora novas demandas surjam constantemente, o que exige um acompanhamento constante”.

Pacientes agradecem
Representante dos pacientes que aguardam pela bariátrica, a psicopedagoga Joelma Alves, de 46 anos, fez um discurso emocionante, agradecendo ao prefeito pela iniciativa.

“Gostaria de ressaltar a importância da cirurgia bariátrica para a saúde pública e a qualidade de vida de pacientes com comorbidades, como diabetes e hipertensão. Bariátrica não é estética, mas sim um procedimento que salva vidas e melhora o bem-estar, combatendo o sedentarismo e doenças crônicas. O lema do governo é cuidar de pessoas. Isso é empatia e inteligência de gestão. Muita gratidão!”, comemorou.

Também participaram da solenidade a diretora administrativa do Hospital Escola Álvaro Alvim, Meirielly Pedra, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Carlos Alberto Machado, além de vereadores e secretários, entre outros presentes.

Fonte: Prefeitura de Campos