A primavera meteorológica começou oficialmente no dia 1º de setembro e se estende até o fim de novembro, antecipando as mudanças típicas da estação que, no calendário astronômico, só terá início no dia 22, às 15h19. O período será marcado por temperaturas elevadas, variações bruscas e o retorno gradual das chuvas em diferentes partes do país.
Segundo a Climatempo, setembro será um mês de transição, com tardes quentes e chuvas ainda mal distribuídas. No Centro-Oeste e em parte do Sudeste, as pancadas de chuva devem se intensificar a partir da segunda quinzena. No Sul, os temporais serão mais frequentes, especialmente no Rio Grande do Sul, com episódios intensos que podem causar transtornos.
No Nordeste, o aumento da umidade será mais tímido, restrito principalmente ao litoral, com capitais como Recife (PE) e João Pessoa (PB) registrando períodos curtos, mas volumosos, de precipitação. Já no interior da Bahia, o clima seco deve predominar.
No Norte, a irregularidade das chuvas continua no norte do Amazonas e em Roraima, enquanto no sul da região — incluindo Acre, Rondônia e sul do Amazonas — a nebulosidade e as precipitações começam a ganhar força.
As temperaturas também terão forte oscilação. No início do mês, capitais como São Paulo e Rio de Janeiro devem registrar calor intenso, mas frentes frias trarão quedas bruscas nos termômetros, fenômeno que deve se repetir ao longo das próximas semanas.
De acordo com o meteorologista César Soares, essas mudanças rápidas são típicas da estação. “Sempre que uma frente fria passar, vamos sentir uma virada no tempo, com dias mais frios após semanas de calor”, explica.
A partir da última semana de setembro, a tendência é de que as pancadas de chuva se espalhem por mais regiões, preparando o cenário para a primavera astronômica, que começa no dia 22.
Campos dos Goytacazes amanheceu nesta terça-feira (2) com pancadas de chuva e alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para acumulado de até 50 milímetros até as 10h. Após o período de instabilidade, o tempo deve melhorar gradualmente, com céu parcialmente nublado e temperaturas variando entre 22°C e 26°C ao longo do dia. À noite, a nebulosidade aumenta, mas não há previsão de novos temporais.
Com informações do G1/Climatempo/Inmet