A Semana da Pátria em Campos foi aberta oficialmente nesta terça-feira (2), com hasteamento de bandeiras na Praça do Santíssimo Salvador, em frente ao Monumento ao Expedicionário. Ao longo do mês da Independência do Brasil, a Prefeitura organizou uma vasta programação, como o tradicional Desfile Cívico-Militar que será realizado no dia 7 de setembro, a partir das 8h, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Neste ano, o tema abordado é “Mudanças Climáticas: Causas, Efeitos e Consequências”.
Representando o prefeito Wladimir Garotinho, o secretário municipal da Casa Civil, Suledil Bernardino, destacou a importância de manter a tradição e o amor pela pátria. “O que é o mais importante é reativar na juventude a nossa história, a história do povo brasileiro. Porque se nós não conhecemos a nossa Pátria, não amarmos a nossa Pátria, quem fará isso no nosso lugar? Ninguém mais. Eu acho que todos devem aprender com a história para não continuar errando. Campos é uma cidade que tem uma história linda, que precisa ser redescoberta pelos jovens. E cabe às nossas gerações estimular isso para os nossos jovens”, disse.
O comandante da 2ª Companhia de Infantaria, capitão Igor Silva, também participou da solenidade. “Para nós, é uma honra ter a oportunidade de estar participando dessa solenidade importante, simbólica, não só para a cidade de Campos, mas para o Brasil, que é a Semana da Pátria, momento que todas as cidades, municípios, estados participam e que juntos, como nação, possamos estar prosseguindo, trabalhando, reafirmando valores, virtudes e que fique isso marcado, para que a gente faça a diferença onde nós estamos”, comentou.
Já o tenente Mello representou o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar. “É um prazer ter a oportunidade de estarmos aqui reunidos na abertura deste evento tão importante, que é a Semana da Pátria, em torno do sentimento que revive, trazendo de volta o sentimento de virtude de cidadão”, disse.
Durante o hasteamento das bandeiras, a banda da Guarda Civil Municipal (GCM) entoou o Hino Nacional e o Hino da Independência.
Também participaram da solenidade os secretários Ruy Crispim (Governo), coronel Alcemir Pascoutto (Defesa Civil) e coronel Rodrigo Ibiapina (Segurança e Ordem Pública); o comandante da GCM, Wellington Levino; a superintendente de Limpeza Pública, Simone Muniz; a diretora regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Rita Abreu; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos; o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Izaque Fernandes; o coordenador do projeto Esporte é Vida, Leonardo Mantena; entre outros.
PROGRAMAÇÃO
Além do Desfile Cívico no dia 7 de setembro, no Cepop, também haverá desfile em Farol de São Tomé no dia 14, às 9h, e na orla do Jardim Carioca, em Guarus, no dia 21, também às 9h.