Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, o Hemocentro Regional de Campos (HRC) ressalta o papel essencial das pessoas que dedicam parte de seu tempo a salvar vidas por meio da doação de sangue. Entre janeiro e julho deste ano, 3.797 doadores espontâneos compareceram à unidade, demonstrando solidariedade e compromisso com o bem comum.
A assistente social do Hemocentro, Maria Gonçalves, reforça que toda doação no Brasil é voluntária, anônima e não remunerada, conforme a legislação nacional.
“Toda doação de sangue é, obrigatoriamente, voluntária, altruísta, anônima e não remunerada no Brasil. É um ato de solidariedade humana e compromisso social. Temos dois perfis de doadores: os espontâneos, que vêm sem um paciente específico e ajudam a manter os estoques regulares, e os de reposição, que vêm motivados pela necessidade de alguém conhecido. Nosso objetivo é fidelizar os doadores, para que retornem regularmente, garantindo que o estoque esteja sempre em níveis seguros”, explicou Maria.
Antônio Marcos Ribeiro, que já doa há mais de um ano, destacou o valor do gesto solidário. “Minha empresa participa de uma campanha nacional de doação, mas hoje vim por vontade própria. É sempre bom doar para ajudar quem precisa”, comentou.
Funcionamento e requisitos para doar
O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, incluindo finais de semana e feriados, na Rua Rocha Leão, nº 2, bairro Caju, anexo ao Hospital Ferreira Machado (entrada pelo estacionamento).
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 18 acompanhados de responsável legal), com mais de 50 kg, em boas condições de saúde e que tenham feito a primeira doação antes dos 60 anos. É necessário estar alimentado, evitando alimentos gordurosos três horas antes, não ter praticado atividade física intensa nas últimas cinco horas e apresentar documento oficial com foto.
Fonte: Prefeitura de Campos