As feiras de agricultura familiar de Campos dos Goytacazes seguem movimentando bairros da cidade de terça a domingo, das 6h às 14h, oferecendo produtos frescos e de qualidade diretamente dos produtores para os consumidores. Ao todo, mais de 200 feirantes participam da iniciativa, que garante renda, fortalece a economia local e aproxima o campo da cidade.
No Dia do Feirante, celebrado em 25 de agosto, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural (SEMAPI), destacou a importância desses trabalhadores para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do município. “As feiras representam um elo fundamental entre os produtores e a população. Seguiremos apoiando os feirantes com a organização das feiras e incentivos aos produtores”, afirmou o secretário da pasta, Almy Junior.
Há oito anos vendendo cocos nas feiras, o feirante Isael contou como o trabalho contribui para sua renda e para o acesso a alimentos naturais pelos consumidores. “No inverno, vendemos em média 500 cocos por feira, e no verão, entre 800 e 900. É um produto 100% natural, saindo direto da roça. Isso elimina o atravessador e garante um preço mais acessível para quem compra”, disse.
As feiras acontecem em diversos pontos da cidade ao longo da semana:
As feiras seguem sendo um espaço de tradição, qualidade e apoio à agricultura familiar, promovendo alimentação saudável e fortalecendo a economia local.
Com informações da Secom/PMCG