×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Escola em Campos realiza ações de conscientização contra a violência à mulher

Campanha Agosto Lilás busca conscientizar sobre todos os tipos de violência — física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

Educação
Por Redação
20 de agosto de 2025 - 7h30

Palestra em Escola Municipal de Campos no Agosto Lilás (Divulgação)

A Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, no Parque Novo Mundo, foi palco de um dia de mobilização contra a violência contra a mulher, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), na terça-feira (19). A iniciativa faz parte da Campanha Agosto Lilás, criada para marcar o mês de aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, e visa conscientizar sobre medidas de proteção e combate à violência.

Segundo o diretor de Educação Física da unidade, Leonardo Mantena, a programação se estende até esta quarta-feira (20), com atividades envolvendo alunos e profissionais da escola. “A secretária de Educação, Tânia Alberto, pediu para realizarmos ações que promovam o respeito e os direitos da mulher. Nessa terça tivemos a palestra da professora de Educação Física Priscila Gonçalves, e nesta quarta teremos a participação de uma assistente social. Contamos também com o apoio da Patrulha Escolar e da Patrulha Maria da Penha”, explicou Mantena.

Durante a palestra, ministrada sob o tema “Sinal Vermelho Para a Violência Contra a Mulher”, foram abordados tópicos como bullying, respeito, direitos das mulheres e os benefícios do esporte no desenvolvimento feminino. Mantena destacou a importância de levar esses conceitos para o ambiente escolar, afirmando que ações como essa ajudam os adolescentes a refletirem sobre igualdade de gênero e respeito mútuo, prevenindo comportamentos de violência.

A Campanha Agosto Lilás busca conscientizar sobre todos os tipos de violência — física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

A diretora da escola, Maria de Fátima Alonso, aprovou as iniciativas. “É fundamental que os alunos recebam informações para se proteger e também para compartilhar esse conhecimento com familiares e a comunidade. Quanto mais jovens estiverem preparados para identificar e combater a violência, mais segura será a sociedade. Ações efetivas e concretas promovem respeito, harmonia e a construção de limites saudáveis no dia a dia”, afirmou.

Fonte: Secom/PMCG