Luis Fernando Verissimo foi internado com princípio de pneumonia na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O escritor e cronista gaúcho tem 88 anos, é diagnosticado com Parkinson e em 2021 teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de ter problemas cardíacos.
Nascido em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre, Luis Fernando Verissimo é filho de Mafalda e Erico Verissimo, também escritor. Começou os estudos na cidade natal, mas foi para os Estados Unidos aos 16 anos, onde aprendeu a tocar saxofone. O instrumento foi um de seus passatempos em paralelo com o trabalho principal na literatura, que o consagrou como um dos principais escritores brasileiros.
Verissimo tem mais de 70 livros publicados e 5,6 milhões de cópias vendidas. Além das obras próprias, escrevia colunas para os jornais “O Estado de S.Paulo”, “O Globo” e “Zero Hora”. Antes de lançar seu primeiro livro, “O popular”, em 1973, começou como revisor do jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre, em 1966, onde também exerceu outras funções jornalísticas.
*Com informações do G1