Centenas de fãs formaram filas na manhã desta sexta-feira (25), na Cinelândia, para dar o último adeus à cantora Preta Gil, cujo velório acontece no Theatro Municipal, no Centro do Rio. A artista, que morreu no domingo (20), em Nova York, vítima de câncer, será cremada no Cemitério e Crematório da Penitência, na Zona Portuária, após cortejo marcado para a tarde.
O corpo chegou ao local escoltado pela Guarda Municipal, passando pelo circuito dos megablocos, que esta semana recebeu o nome de Preta em homenagem póstuma. Conhecida pelo Bloco da Preta, que arrastava multidões no carnaval carioca, a cantora também foi símbolo de representatividade e liberdade, especialmente para a comunidade LGBTQIA+.
Entre os fãs, a cabeleireira Norma Maria Bessa Pacheco e o estudante Tiago da Silva Nascimento viajaram de madrugada para se despedir. “Ela representava a nossa causa e falava a verdade”, disse Tiago.
Filha de Gilberto Gil, Preta iniciou a carreira aos 29 anos, após abandonar a publicidade, e lançou sucessos como Sinais de Fogo. Em 2017, arrastou mais de 500 mil foliões no carnaval. Com seis álbuns lançados, parcerias com artistas como Ana Carolina, Pabllo Vittar e Marília Mendonça, além de trabalhos em novelas e séries, Preta Gil deixa um legado de irreverência, afeto e celebração à diversidade.
Com informações do G1